Notícias

Voltar

CGEE participa de reunião da Câmara de Inovação

Inovação

CGEE participa de reunião da Câmara de Inovação

A atualização da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PNCTI) foi um dos temas debatidos na reunião da Câmara de Inovação. O encontro foi realizado no dia 2, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A instância é o instrumento de governança da Política Nacional de Inovação, criada para unir em um único fórum as principais instituições que trabalham com o tema. 

Participaram da programação representantes da Casa Civil e dos ministérios da: Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); da Economia (ME); das Relações Exteriores (MRE); da Defesa (MD); da Saúde (MS); da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); das Comunicações (MCOM); da Educação (MEC); e do Desenvolvimento Regional (MDR). O CGEE foi representado no evento pelo diretor Ary Mergulhão e pelos assessores técnicos Verena Hitner e Arthur Oscar Guimarães. 

Na ocasião, o líder do CGEE, Arthur Oscar Guimarães, realizou uma apresentação sobre a atualização da PNCTI. Ele destacou a importância da definição da metodologia de trabalho adotada pelo Centro assim que demandado pelo MCTI. "O trabalho foi feito a partir do final de 2021, com a definição de oficinas que ouviram a academia, setores do empresariado e demais entidades. Isso permitiu uma coleta de informações imensa, que possibilitou a elaboração da minuta da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, afirmou. 

Durante o encontro, os participantes apresentaram como os seus respectivos órgãos têm trabalhado na área de inovação. O secretário executivo da Câmara de Inovação do MCTI, José Gustavo Gontijo, agradeceu a presença de todos e informou que o CGEE está envolvido na construção da Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia. De acordo com ele, a ideia é encaminhar as informações e os trabalhos do projeto para a equipe de transição.

Além disso, os dois grupos consultivos temáticos que concluíram os seus trabalhos no segundo semestre de 2022 relataram os seus resultados. O assessor especial do MEC, Pierry Teza, foi responsável por apresentar o Grupo Consultivo Temático de Demandas por Formação em Setores com Potencial de Inovação, que foi dividido em duas partes interdependentes. O diretor do Departamento de Empreendedorismo Inovador do MCTI, Marcos Cesar Pinto, apresentou, por sua vez, o andamento das atividades em relação aos Institutos de Ciência e Tecnologia e o setor produtivo, no contexto do projeto do CGEE "Serviço de assessoramento no monitoramento, avaliação e produção de subsídios técnicos para a inovação". Pinto destacou as seguintes sugestões: o aprimoramento do acesso à informação, por meio da criação de plataformas para aumentar a interação entre universidades e empresas; a ampliação do conceito do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), com o objetivo de incentivar a ligação entre a universidade e a sociedade; e o aprimoramento das questões dos entraves burocráticos. 

PNCTI 

A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação visa definir um conjunto de objetivos, princípios e diretrizes consoantes com a consecução dos preceitos estabelecidos pelo artigo 218 da Constituição Federal, pelos desafios do século XXI, marcado pelos avanços da economia do conhecimento, pela agenda de sustentabilidade.