Notícias

Voltar

CGEE participa de reunião da Câmara de Inovação

Inovação

CGEE participa de reunião da Câmara de Inovação

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participou, no dia 17, da 2ª Reunião anual da Câmara de Inovação. A instância é o órgão de governança da Política Nacional de Inovação (PNI), instituída pelo Decreto nº 10.534, de 28 de outubro de 2020. O encontro foi realizado na Casa Civil e reuniu atores dos 11 ministérios envolvidos com as ações de inovação e com o monitoramento e avaliação da PNI.  A Câmara de Inovação é presidida pela Casa Civil e tem o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) como secretaria executiva. As secretarias do Ministério que desenvolvem o trabalho são as seguintes: Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (Sempi) e Secretaria de Estruturas Financeiras e de Projetos (Sefip). 

O tipo de governança constituído na PNI prevê uma transversalidade entre 11 ministérios, com o objetivo de construir uma agenda de Estado para os temas relacionados à inovação. O CGEE, além de ter contribuído com a construção da política, está envolvido com os projetos desenvolvidos na Câmara de Inovação, assim como em produzir a metodologia a ser utilizada no monitoramento e avaliação dos planos de ação desenvolvidos. 

O CGEE trabalhou, ainda, em parceria com o Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi), da Universidade de Campinas, na consolidação do modelo lógico de monitoramento e avaliação da PNI. O projeto foi desenvolvido dentro do Núcleo de Inteligência da câmara, coordenado pela Secretaria de Estruturas Financeiras e de Projetos, do MCTI. Além disso, o grupo realizou diversas análises sobre as ações publicadas no âmbito da Estratégia Nacional de Inovação (Resolução CI Nº 1, de 23 de julho de 2021) para articular os empreendimentos em andamento dos diferentes órgãos na temática. 

A Câmara de Inovação é responsável por construir Grupos Consultivos Temáticos, visando promover discussões mais aprofundadas sobre os principais gargalos para a inovação no Brasil. Os grupos são encarregados de propor novas ações, com vistas a resolver os problemas encontrados durante as atividades, por meio de um entendimento empírico sobre os temas trabalhados. 

Por meio da Resolução CI nº 3, de 22 de julho de 2021, foram instituídos os primeiros quatro grupos de trabalho da Câmara de Inovação, responsáveis pelas respectivas atribuições: I- definir áreas prioritárias para as agências de fomento; II - promover a articulação das instituições de ciência, tecnologia e inovação com o setor produtivo; III - identificar as demandas por formação profissional em setores com potencial de inovação; e IV - ampliar a transferência de tecnologia. As temáticas dos grupos foram elencadas na reunião da Câmara de Inovação realizada em maio deste ano.  

No encontro, ocorrido no dia 17 de novembro, surgiu uma demanda, por parte do Ministério da Defesa, de formar um grupo voltado à certificação de produtos inovadores. "O encontro periódico da Câmara de Inovação é imprescindível para a construção de sinergias entre os ministérios tanto no desenvolvimento de ações conjuntas, quanto na implementação do modelo de monitoramento e avaliação constituído através da PNI, que depende da socialização de dados entre as instituições", afirma a assessora técnica do CGEE, Verena Hitner.