Notícias

Voltar

CGEE participa de reunião na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

Agricultura

CGEE participa de reunião na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

O diretor-presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Marcio Miranda, participou, nesta terça-feira (14), de uma reunião para a apresentação do relatório “Gestão otimizada para uso da água na agricultura irrigada”, produzido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Estiveram presentes a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; o ex-ministro Alysson Paulinelli; a diretora-presidente da ANA, Christianne Dias; além de lideranças do setor.

O documento foi elaborado pela equipe técnica da ANA, do CGEE, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP ). O relatório apresenta proposta de atuação conjunta e coordenada nos Polos de irrigação do Oeste da Bahia e do Planalto Central de Goiás. No polo de Goiás a atuação se dará em complemento à atuação da ANA e dos órgãos gestores de recursos hídricos do DF, GO e MG na execução do Projeto São Marcos.

A proposta inclui o fortalecimento de governança local, articulada com os Comitês de bacias e órgãos gestores de recursos hídricos, representantes das associações dos irrigantes e outros atores locais, coleta e disseminação de informações, aplicação e mensuração de resultados de práticas de uso e conservação do solo, e organização de sistemática de sala de monitoramento local e nacional.

Conforme deliberado pela Diretoria Colegiada da ANA, a Agência empreenderá a maior parte de seus esforços ao Projeto-Piloto do Polo Planalto Central de Goiás, especialmente nas seguintes áreas: conservação de água e solo, capacitação, modelo de governança local, apoio à criação e funcionamento de central de monitoramento local e nacional, demanda e oferta de água e desenvolvimento de estudos específicos relacionados ao manejo da irrigação.

O passo seguinte será o detalhamento das ações a serem desenvolvidas e o estabelecimento de parcerias para dar prosseguimento aos esforços até o momento empreendidos.

 

* Com informações da ASCOM da ANA