Notícias

Voltar

CGEE participa de seminário internacional realizado pelo Ministério da Saúde

Debates

CGEE participa de seminário internacional realizado pelo Ministério da Saúde

No contexto dos compromissos assumidos pelo Brasil para implementar a Agenda 2030 e as metas pactuadas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Ministério da Saúde (MS) realiza, nos dias 19, 20 e 21 (hoje), o Seminário Internacional sobre Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental e a Agenda 2030: Convergências e Contribuições.

O objetivo do seminário é subsidiar a elaboração de diretrizes norteadoras das políticas públicas nos campos de vigilância em saúde do trabalhador e em saúde ambiental para cumprir as metas da Agenda 2030 a curto, médio e longo prazo, favorecendo a colaboração entre os atores governamentais, trabalhadores, empregadores e controle social.

A assessora técnica do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mayra Juruá, ministrou, ontem (20), palestra na Mesa 3 de debates do evento, com a apresentação “Industrialização Inclusiva, Sustentável e Inovação: Gerando Empregos e Crescimento Econômico”, em que debateu a importância da CT&I para o desenvolvimento nacional.

Em sua palestra, Juruá destacou que o complexo industrial da saúde possui grande potencial de inovação ao mesmo tempo que gera empregos qualificados. Além disso, ela apresentou algumas tendências e visões de futuro para o país e para o setor de saúde.

Juruá citou, ainda, o estudo recente do CGEE, “Competências para inovar na Indústria farmacêutica brasileira”, realizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A publicação mostra que as empresas farmacêuticas brasileiras possuem um parque industrial moderno e significativa capacidade inovativa.

“O olhar de longo prazo nos ajuda a compreender melhor o presente e a construir uma trajetória de desenvolvimento sustentável bem planejada e calcada em ciência, tecnologia e inovação” afirmou Juruá, que ainda completou: “Investimentos em saúde não são apenas um fator de cidadania e garantia de direitos constitucionais, mas são também elementos dinamizadores da economia brasileira”.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.