Notícias

Voltar

CGEE participa de webinar do Geopi-Unicamp e apresenta Octi

OCTI

CGEE participa de webinar do Geopi-Unicamp e apresenta Octi

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participou, no dia 7, do Webinar Geopi sobre indicadores de CT&I sob a perspectiva geográfica. A programação teve início às 14h e contou com a participação de um professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e de um analista da Divisão de Estudos e Pesquisas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Dav-Capes).
 
O Centro foi representado por uma assessora técnica, que apresentou aos participantes a proposta, os serviços e objetivos do Centro. Além disso, ela palestrou sobre os Indicadores da Geografia da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil propostos pelo Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi) do CGEE. A assessora é responsável por esse eixo temático do Octi.  
 
Durante a programação, foram debatidos aspectos da distribuição espacial da inovação no Brasil e fatores motivadores da inovação no nível regional. O webinar trouxe, ainda,  pesquisas nacionais e internacionais como referências para o debate. Os indicadores do observatório foram apresentados como instrumentos para analisar o potencial e os gargalos das diferentes grandes regiões brasileiras e unidades da Federação. 
 
Sobre o Octi
 
O Octi tem como objetivo monitorar o estado da arte, as tendências e os sinais emergentes relacionados ao ambiente de CT&I no contexto brasileiro e mundial, identificando desafios e oportunidades para subsidiar tomadas de decisão governamentais na formulação e avaliação de políticas e programas nessas áreas. O observatório desenvolve um trabalho minucioso e com técnicas de pesquisa sofisticadas e atuais, buscando saber como está a ciência brasileira e para onde vai.
 
Sobre o Geopi
 
O Laboratório de Estudos sobre a Organização da Pesquisa e da Inovação da Unicamp (Geopi) foi fundado em 1995. O objetivo principal é desenvolver abordagens, métodos, sistemas e plataformas para desenhar futuros, avaliar o passado e (re)organizar o presente, conectando stakeholders públicos e privados e orientando a tomada de decisão. A sua atuação é  por meio de atividades de capacitação, pesquisa, serviços e, além disso, a organização de eventos científicos.