Notícias

Voltar

CGEE participa do Fórum de Inovação do Exército Brasileiro

Inovação

CGEE participa do Fórum de Inovação do Exército Brasileiro

A diretora do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Regina Silvério, participou, ontem (25), do Fórum de Inovação promovido pelo Exército Brasileiro, no Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília (UnB). A diretora contribuiu com a palestra “Prospecção Tecnológica, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação”.

Também participaram do debate a professora de química da UnB, Grace Ghesti, e o coronel Galdino, membro da Agência de Gestão e Inspiração Tecnológica (Agitec). Na ocasião, Silvério destacou que a metodologia de prospecção tecnológica, que é uma das especialidades do CGEE, provém de ações conjuntas. “O Centro não faz nada sozinho. A gente tem a competência da metodologia, os métodos e técnicas, mas todo o estudo prospectivo depende da participação do setor em questão”, afirma.

Do mesmo modo, o Cel. Galdino acredita que a prospecção é possível não apenas pelo desenvolvimento de metodologias, mas também de ferramentas e uma equipe preparada. “Fazer prospecção não é uma atividade trivial, muito pelo contrário, é uma atividade muito difícil”, avalia o Coronel.

A professora Grace, por sua vez, associou a pesquisa realizada na Universidade à importância da prospecção tecnológica. De acordo com a acadêmica, a prospecção “é fundamental se você quer, realmente, desenvolver uma tecnologia que vai para o mercado, se é uma tecnologia que vai atender um problema que a sociedade tem.”

Silvério complementou a palestra apontando competências e iniciativas do CGEE. “Nós temos a incumbência, ou a missão, de trazer subsídios para tomadas de decisão e para a construção de políticas públicas”, diz a diretora sobre o Centro. Sobre as iniciativas do CGEE no tema prospecção, ela destacou projetos como o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis; Prospecção em Energia; Observatório de Tecnologias Espaciais; e Recursos Humanos paraCiência, Tecnologia e Inovação.