Notícias

Voltar

CGEE participa do Fórum Nacional Consecti e Confap

Consecti e Confap

CGEE participa do Fórum Nacional Consecti e Confap

Crédito da foto: Fernando de Lucena/Confap  
 
Diretor-presidente do CGEE em reunião do Confap  
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participou, nos dias 22 e 23, do Fórum Nacional dos conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap). O evento foi realizado em Porto Velho (RO). A programação contou com a participação de diversas autoridades, como o ministro da CT&I.
 
O CGEE foi representado no encontro pelo diretor-presidente da instituição. Na ocasião, ele debateu a contribuição do Centro na Iniciativa Amazônia + 10. A ação é uma parceria desenhada pelo Consecti e Confap para promover a ciência, tecnologia e inovação na região amazônica, que têm como objetivos: apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico sobre a floresta tropical, as interações natureza-sociedade e o desenvolvimento sustentável e inclusivo.
 
Por demanda dos conselhos, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) solicitou ao CGEE a realização de um estudo para desenvolver metodologias e atualizar as contribuições anteriores sobre as estratégias de CT&I para a Amazônia Legal, assim como levantar demandas de projetos prioritários de pesquisa e inovação na região, em articulação com os estados da região amazônica. 
 
A ideia é apoiar o desenho de agendas estaduais e setoriais e a preparação e gestão de uma plataforma eletrônica de projetos estratégicos, em temas selecionados capazes de gerar soluções efetivas com impactos robustos para o desenvolvimento da Amazônia Legal. 
 
OCTI
 
Durante a programação, o diretor-presidente do CGEE falou ainda sobre a instituição e o Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi) do Centro. O projeto tem como objetivo principal o monitoramento da produção científica, tecnológica e da inovação, acompanhando tendências no Brasil e no mundo. O Octi elabora, ainda, indicadores que permitam orientar e monitorar políticas públicas de CT&I no país e avaliá-los no contexto internacional.
 
A criação desse espaço de atuação é resultado do acúmulo de experiências do CGEE e de sua busca constante por iniciativas inovadoras que dialoguem com as necessidades do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).