Notícias

Voltar

CGEE participa do lançamento da plataforma Inova-e

Inovação

CGEE participa do lançamento da plataforma Inova-e

O Centro de Gestão e Estudo Estratégicos (CGEE), participou, hoje (13), do webinar de lançamento da plataforma Inova-e. A iniciativa estruturada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), no âmbito do projeto Energy Big Push (EBP), contou com o apoio técnico e financeiro do Reino Unido, execução do Centro e do Programa de Energia para o Brasil (BEP) do Reino Unido. 

Em 2020, o Ministério de Minas e Energia (MME) pediu para a EPE estruturar uma plataforma em seu sítio eletrônico de forma a disponibilizar aos mais diversos públicos os resultados até então obtidos no âmbito do EBP e possibilitar a atualização anual dos mesmos. Dessa forma, foi proposta a Inova-e, com o objetivo de compartilhar os esforços coletivos adquiridos a partir de 2018 na área de inovação em energias limpas, além de contribuir para o fortalecimento da governança e das políticas públicas nessa área. 

No evento de lançamento, o diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, Giovani Machado, falou sobre os benefícios da ferramenta. "A plataforma permitirá uma maior base informacional para a tomada de decisão, pelo poder público e pelos agentes privados." Já o diretor do escritório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) no Brasil, Carlos Mussi, apontou a importância da iniciativa. "O Inova-e aterrissa com informações e dados que são necessários sobre a energia sustentável," afirmou. 

Em sua fala, a diretora do CGEE, Regina Silverio, ressaltou que o Brasil é um ator relevante na área energética. “É importante para o país ter esses dados confiáveis no momento da tomada de decisões," disse. Para o cônsul-geral do Governo do Reino Unido no Rio de Janeiro, Simon Wood, a parceria entre os países na implementação do Inova-e fortalece os esforços de reduzir as emissões de carbono. "É através da pesquisa e do desenvolvimento de novas tecnologias que os governos conseguem definir as metas para a descarbonização."

 

EBP - O objetivo do Energy Big Push é apoiar a promoção de mais e melhores investimentos públicos e privados em energias sustentáveis com ênfase na inovação, contribuindo para um Grande Impulso (Big Push) Energético no Brasil. Desde o início de 2019, o EBP tem propiciado um ambiente único para compartilhar experiências e conhecimento, coletar e processar dados sobre  pesquisa e desenvolvimento (P&D) em energia e o desempenho de tecnologias de baixo carbono e aprofundar a compreensão sobre inovação em energias limpas no Brasil e o quadro de políticas associadas.

O EBP é uma ação colaborativa que conta com a participação de diversas instituições e especialistas das áreas de energia e inovação, entre elas: CGEE, a EPE, a Cepal e a Agência Internacional de Energia (IEA). Sob a coordenação da EPE e execução do CGEE e do Programa de Energia para o Brasil (BEP) do governo britânico, foi concretizada em 2021 a plataforma digital Inova-e.”