Notícias

Voltar

CGEE partipará de simpósio internacional sobre CT&I na Rússia

Evento

CGEE partipará de simpósio internacional sobre CT&I na Rússia

O presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Márcio Miranda, e o assessor técnico do Centro, César Costa, irão participar do simpósio “Políticas de Prospecção e Ciência, Tecnologia e Inovação”, que será realizado em Moscou, na Rússia. O evento é organizado pelo Instituto de Estudos Estatísticos e Economia do Conhecimento da Higher School of Economics  (HSE), e ocorrerá de 10 a 12 de abril.

Os representantes do Centro irão discursar na data de abertura do evento, que terá como assunto central “Ciência e Prospecção Tecnológica”. O presidente do CGEE fará uma apresentação com o tema “Produção de água através da dessalinização no Nordeste brasileiro: uma abordagem para identificar tendências e soluções tecnológicas”.

Na segunda mesa do dia, Costa falará sobre o Observatório de Tecnologias Espaciais (OTE) do Centro e como manter o rastreamento de novidades e tendências tecnológicas. O OTE possui, hoje, um dos mais completos bancos de dados sobre cubesatsdo mundo, sendo o único do Brasil sobre o tema. 

No dia seguinte, as discussões serão relacionadas com as políticas em ciência, tecnologia e inovação. Além disso, a HSE, que sedia o simpósio, apresentará o Intelligent Foresight Analytics (iFORA), sistema de análise inteligente de Big Data desenvolvido pela Universidade. Também serão temas importantes do evento as perspectivas de formação do “território de inovação” e estímulos à avanços científicos e tecnológicos na União Econômica Eurásia (EAEU).

O simpósio compõe a XX Conferência Acadêmica Internacional em Economia e Desenvolvimento Social. Representantes de instituições de diversos países estarão presentes, como do Instituto Nacional de Políticas em Ciência e Tecnologia (NISTEP), do Japão; da Academia Chinesa de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CASTED); da Delegação da União Europeia para a Federação Russa; e dos Ministérios do Desenvolvimento Econômico e da Indústria e Comércio russos.