Notícias

Voltar

CGEE promove 1ª Oficina de Definição dos Alvos do projeto CDR Sul do Tocantins

CDR

CGEE promove 1ª Oficina de Definição dos Alvos do projeto CDR Sul do Tocantins

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizou, na última quinta-feira (11), a 1ª Oficina de Definição dos Alvos do projeto CDR Sul do Tocantins. O evento contou com representantes dos setores produtivos, poder público e sociedade civil organizada para debater iniciativas que podem ser implementadas na região, com o objetivo de desenvolver e estimular a economia local. 

O projeto Centros de Desenvolvimento Regional (CDR) foi demandado ao CGEE pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), com a finalidade de articular as instituições de educação superior e CT&I na base do território para, em conjunto com os atores locais, definir estratégias e projetos inovadores para o desenvolvimento das respectivas regiões.

O CDR Sul do Tocantins é um dos seis projetos pilotos que já estão sendo colocados em prática. Por meio da articulação e mobilização dos atores locais com as instituições de ensino superior brasileiras, estão sendo definidas estratégias e projetos inovadores para o desenvolvimento da região, de maneira sustentável e inclusiva. A oficina teve como objetivo identificar quais são as áreas que mais carecem de atenção, para que possam ser vistas como prioritárias na hora de implementar ações. 

Na abertura do evento, o presidente do Centro, Marcio Miranda, destacou a importância da colaboração das instituições de pesquisa, que fornecem o aparato técnico-científico para estimular o progresso no país, respeitando as diferenças e particularidades de cada região. “A iniciativa coloca o conhecimento em prol do desenvolvimento, que é uma tarefa que exige interações entre esses atores sociais que estão no território e conhecem as realidades locais. O nosso território é riquíssimo, diverso, com características tão distintas que merecem interações do tipo que estão acontecendo hoje”, afirmou.