Notícias

Voltar

CGEE debate participação de pesquisadores brasileiros na detecção de ondas gravitacionais

Aviso de pauta

CGEE debate participação de pesquisadores brasileiros na detecção de ondas gravitacionais

A teoria da relatividade geral, proposta por Albert Einstein, é hoje o mais bem sucedido modelo que a ciência dispõe para descrever a gravitação. Várias previsões dessa teoria foram confirmadas ao longo do tempo, mas a existência de ondas gravitacionais nunca havia sido comprovada experimentalmente. Em fevereiro de 2016, pesquisadores do Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferometria Laser (LIGO, em inglês) anunciaram a primeira detecção direta de ondas gravitacionais na história da ciência.

A forma do sinal gerado por essas ondas e detectado pelo Observatório se encaixa perfeitamente na previsão da teoria de Einstein. Pensando nisso, Odylio Aguiar e César Costa, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e membros do LIGO, comparecerão ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), na próxima terça-feira (31/05), para evento de divulgação científica "A participação de cientistas brasileiros na detecção de ondas gravitacionais".

Os pesquisadores são coautores do artigo que reporta a primeira detecção de ondas gravitacionais. Eles irão apresentar os detalhes da participação brasileira neste importante resultado da ciência contemporânea. Além disso, discutirão o impacto que projetos que exigem planejamento científico e tecnológico de longo prazo podem ter para a ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil.

A ideia é divulgar, de maneira acessível, a experiência e detalhes da descoberta. Além disso, apresentar as consequências e as perspectivas para o futuro da recém-inaugurada astronomia de ondas gravitacionais. A ocasião contará ainda com debate entre pesquisadores, estudantes universitários e estudiosos da área a respeito de como grandes missões podem servir como catalisador para a criação e implantação de políticas públicas.

Projeto LIGO

O projeto LIGO é o maior e mais ambicioso projeto da National Science Foundation (NSF, instituição de fomento à ciência dos Estados Unidos). A instituição conta com a participação de cerca de 200 instituições internacionais e mais de 1000 cientistas. São dois observatórios compostos por estruturas perpendiculares entre si, com 4 km de extensão cada, nas quais feixes de raios laser viajam através de um túnel de alto vácuo. O padrão de interferência desses dois feixes muda quando uma onda gravitacional, passando pelos observatórios, altera o comprimento dos túneis.

Acompanhe a transmissão do evento ao vivo pelo link: https://www.cgee.org.br/transmissao-ao-vivo



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.