Notícias

Voltar

CGEE promove reunião preparatória para a COP 22

REUNIÃO INTERNACIONAL

CGEE promove reunião preparatória para a COP 22

Para identificar impactos da mudança do clima e adaptações à mais recente agenda de desenvolvimento sustentável, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) coorganiza, em parceria com a Universidade IBN Zohr, de Agadir, e com o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD, em francês), a reunião internacional “Clima, Desenvolvimento Durável e Recursos Naturais. O encontro, que será realizado de 11 a 13 de maio, tem como tema a “Aproximação de Cooperação Tripartite em Ciência, Tecnologia e Inovação”.

Durante o evento, será formalizada uma cooperação que se dará por meio de uma plataforma de excelência internacional para pesquisa, educação e inovação. A iniciativa, que será implementada em Agadir, tratará também de assuntos relacionados a mudanças climáticas e ambientais e à gestão de recursos naturais. A ideia é subsidiar processos de tomada de decisão e projetos de pesquisa científica relacionadas ao tema.

O diretor Antonio Carlos Filgueira Galvão e os assessores Betina Ferraz e Antonio Magalhães representarão o Centro e o embaixador do Brasil no Marrocos, José Humberto de Brito Cruz, representará o governo federal na reunião. Na ocasião, pesquisadores de três continentes (África, América Latina e Europa) examinarão questões a respeito do clima para a promoção do desenvolvimento sustentável. Os convidados, representantes de diversas instituições de pesquisa, analisarão os recursos naturais como uma forma de cooperação que combine ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

O encontro contará com representantes de ministérios do Marrocos, como o de Energia, Minas, Água e Meio Ambiente; o da Agricultura e Pesca Marítima; e o de Relações Exteriores. Além deles, participarão membros da Universidade Ibn Zohr de Agadir; do Instituto Politécnico, do Níger; da Instituição de Pesquisa e Ensino Superior Agrícola, da Tunísia; de universidades brasileiras como a Federal Fluminense e a Federal de Pernambuco; assim como do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, da França; da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria; e da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme-CE).

As demais sessões da conferência serão sobre ciência e conhecimentos guiados para decisão, com foco nos seguintes aspectos: ferramentas de cooperação e plataformas de dados e formas de diálogo para a promoção do desenvolvimento sustentável. As discussões serão realizadas para identificar os avanços científicos mais recentes sobre esses assuntos e questões ainda não levantadas.

Dentro do tema, o grupo de trabalho deseja criar um centro de pesquisa de excelência internacional que possa se basear na Universidade Ibn Zohr, de Agadir. O objetivo é apresentar novos modelos de cooperação científica com base na exploração de soluções comuns por meio de projetos de pesquisa regionais e também dar subsídio para processos de tomada de decisão no que diz respeito a problemas de adaptação às mudanças climáticas.

Com essa ideia de plataforma, uma Declaração de Agadir será lançada para a COP 22 e o anúncio oficial da implementação dessa plataforma será em evento durante a COP. O encontro identificará maneiras de fomentar colaborações entre instituições da região africana/mediterrânea e latinoamericana em termos de ações concretas para futuros acordos.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.