Notícias

Voltar

CGEE promove workshop sobre a percepção pública em Ciência, Tecnologia e Inovação

Workshop

CGEE promove workshop sobre a percepção pública em Ciência, Tecnologia e Inovação

O Centro de Gestão em Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com a Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), realiza o primeiro Workshop “Pesquisa sobre Percepção Pública em CT&I”. O evento será organizado no dia 31, na sede do CGEE, em Brasília (DF).

O workshop dá continuidade às pesquisas sobre a percepção da sociedade em relação à ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil, realizadas pelo MCTIC em 2006, 2010 e 2015. A edição mais recente da iniciativa contou com a parceria do CGEE. Os principais objetivos do estudo são observar o interesse, a visão, a atitude e o grau de informação dos brasileiros acerca da CT&I, assim como analisar o papel das mídias na formação de opinião sobre ciência no Brasil. As pesquisas também permitem identificar elementos para a formulação de possíveis politicas públicas relacionadas ao tema.

Serão compostas três mesas temáticas durante o workshop. A primeira é sobre a produção de questionários na área de CT&I e novos horizontes, com a participação do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Juri Castelfranchi; da pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Vanessa Fagundes; dos idealizadores da consultoria Atlas Político, Andrei Roman e Thiago Costa; e do diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo. 

A segunda mesa apresentará pesquisas qualitativas e quantitativas sobre percepção em CT&I e abordará as novas fronteiras sociais do país. O debate contará com a participação da coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), Luisa Massarani; do coordenador de estudos sobre pobreza e desigualdade social do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), Pedro Herculano; e do professor da Rede Ibero-americana de Indicadores de Ciência e Tecnologia (Ricyt), Carmelo Polino, via Skype. 

O encontro promoverá a discussão sobre novas metodologias e técnicas a serem adotadas na próxima série investigativa, em 2019. A contribuição do CGEE tem impacto na coordenação da logística da metodologia da pesquisa. O Centro também atuará diretamente na elaboração da enquete nacional, considerando o público-alvo: adultos e jovens de com idade igual ou superior a 16 anos, de todas as regiões. 

O projeto conta, ainda, com a parceria das seguintes instituições: a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e o Observatório Inovação, Cidadania e Tecnociência (InCiTe) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).