Notícias

Voltar

CGEE publica novo Boletim Temático do OCTI - Indicadores da Geografia da CT&I no Brasil

Inovação

CGEE publica novo Boletim Temático do OCTI - Indicadores da Geografia da CT&I no Brasil

Um dos focos do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI) é o desenvolvimento de Indicadores de CT&I no Brasil que sirvam de referência para a elaboração de políticas públicas nos estados brasileiros. O objetivo é pensar em uma política na área que não seja pensada apenas em âmbito nacional, mas considerando as especificidades das diferentes regiões do país. 

Com esse intuito, o OCTI lançou o Boletim Temático - Indicadores da Geografia da CT&I no Brasil, disponível na íntegra no site do CGEE. A publicação foi apresentada em um webinar durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 

O diretor-presidente do CGEE, Marcio Miranda, lembrou na abertura do webinar que o evento faz parte da programação de comemoração ao aniversário de 20 anos do Centro, dando destaque às observações sistemáticas que a instituição produz na área. “O que nós estamos fazendo aqui faz parte de uma diretriz do nosso Conselho de Administração, que nos orienta para fortalecer os instrumentos de observação sistemática, de saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo nas áreas de ciência, desenvolvimento tecnológico e atividades de promoção à inovação”, afirmou. 

O diretor do Departamento de Ciências da Vida e Desenvolvimento Humano do MCTI, Fábio Larontonda, afirmou que a publicação auxilia nos princípios e diretrizes do ministério para a execução de políticas públicas e pesquisas de conhecimento científico-tecnológico e de inovação, principalmente no que diz respeito às desigualdades regionais. “Sabemos que a infraestrutura e a competência para gerar e difundir ciência, tecnologia e inovação, distribui isso de forma bastante heterogênea pelo território brasileiro. Entender a dinâmica do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação para a construção dessas políticas é fundamental e os indicadores sistematizados podem nos permitir tal entendimento”, disse. 

O presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Dellagostin, declarou que os dados trazidos pelo boletim são relevantes para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. "Nós sentimos uma necessidade de informações para orientar as nossas políticas. É importante que os indicadores sejam atualizados e que enxerguem o passado, para poder nos conduzir sobre o que fazer no futuro. O trabalho que o CGEE está fazendo, por meio do observatório, vai nos orientar nas ações futuras", acrescentou. 

A líder do OCTI, Adriana Badaró, foi a moderadora da discussão que apresentou os resultados do boletim. Ela explicou que o observatório procura tecnologias inovadoras e informações sólidas que possam trazer subsídios para a formulação de políticas públicas. “O boletim traz um olhar mais regional, ou seja, considerando a diversidade do nosso país. É um desafio trabalhar os indicadores, mas isso contribui para que a gente invista os nossos esforços nessa área tão relevante, que não poderia ser feita de outra forma se não fosse em colaboração e articulação com instituições e pesquisadores que já trabalhavam com isso”, disse. 

O professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e consultor do CGEE, Mariano Macedo, apresentou os indicadores da geografia da CT&I no Brasil. O especialista afirmou que os indicadores são dados estatísticos sobre variáveis e aspectos dos sistemas de ciência, tecnologia e inovação. “O conjunto de 18 indicadores proposto pelo OCTI pode fornecer informações sobre quais áreas ou campos merecem maior atenção e destaque pelos gestores das áreas. No entanto, nos cabe ir além desses indicadores. Nesse sentido, estamos interagindo com as unidades técnicas estaduais para saber por quê qual estado apresenta tal indicador”, afirmou. 

Antônio Galvão, doutor em economia aplicada, ex-diretor do CGEE e diretor-presidente da Gama Consultoria, elogiou o trabalho que o observatório faz. Galvão foi um dos convidados para escrever uma nota de especialista presente no boletim. Ele declarou que o conjunto de indicadores elaborado pelo OCTI fornece um cenário completo para as unidades da Federação. "É preciso construir visões mais robustas sobre ciência, tecnologia e inovação, atreladas aos casos concretos que a gente observa em um país como o Brasil", disse. 

Finalizando a discussão, a consultora do OCTI e coordenadora do projeto “Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo”, Sandra Hollanda, ressaltou que o trabalho do observatório pode ser considerado oportuno e pioneiro. “Nós não dispúnhamos até o momento de um painel amplo que permitisse uma visão de conjunto, que reúna essas diferentes incidências dos indicadores. É um trabalho que tem um mérito enorme, que certamente vai ajudar os estudiosos que buscam essas informações", destacou. 

O webinar está disponível, na íntegra, no canal do YouTube do CGEE. Clique aqui e acesse.