Notícias

Voltar

CGEE publica resumo executivo sobre patentes verdes

Patentes Verdes

CGEE publica resumo executivo sobre patentes verdes

O resumo executivo "Mesa de diálogos internacional - Patentes e políticas públicas em prol da transição verde no âmbito regional da América Latina e do Caribe", publicado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), já está disponível para consulta e download. O documento é uma síntese da Mesa de Diálogo on-line realizada em 22 de novembro do ano passado.

O evento foi uma parceria entre o CGEE e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que contou com apoio da Rede Latino-Americana de Agências de Inovação (ReLAI). O objetivo foi promover o diálogo e a troca de conhecimentos, experiências e ideias entre instituições latino-americanas e internacionais sobre temas relacionados a patentes verdes.

Participaram representantes das seguintes instituições: CGEE; Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Peru (Indecopi); INPI; Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal); Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Wipo Green; Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto (MRECIC); e Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Chile (Inapi). Além disso, estiveram presentes mais de 150 participantes dos seguintes países: Argentina; Brasil; Chile; Colômbia; Costa Rica; Equador; Espanha; Estados Unidos; França; Peru; República Dominicana; e Uruguai.

A assessora técnica do CGEE, Daniella Fartes, ressalta que diversas áreas técnicas do Centro estão desenvolvendo estudos sobre patentes e aprendendo a lidar com a coleta e tratamento desses dados. “O informe de Inovação em Soluções Energéticas Sustentáveis (Ises) abordou as patentes no tema hidrogênio renovável. Temos, ainda, o Projeto Energy Big Push, que tem como objetivo promover mais e melhores investimentos em energias sustentáveis no Brasil e visa a inserir em breve dados de patentes na plataforma inova-e", afirma.

Realizado pela plataforma Zoom, a gravação do webinar está disponível no canal do YouTube do CGEE. Acesse o resumo por aqui.