Notícias

Voltar

CGEE realiza oficina de implantação do Centro de Desenvolvimento Regional do Sudoeste Paulista

CDRs

CGEE realiza oficina de implantação do Centro de Desenvolvimento Regional do Sudoeste Paulista

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) coordena, hoje (4), em Itapeva (SP), a oficina que orienta a criação do Centro de Desenvolvimento Regional do Sudoeste Paulista. Outras unidades no âmbito desse projeto também estão sendo implantadas como pilotos nos municípios de Campina Grande (PB) e Bagé (RS). Em uma etapa posterior, ainda deverão ser contemplados com essa iniciativa a capital Brasília (DF), os municípios do Triângulo Mineiro e uma macrorregião no Norte do país.

A abertura do evento contou com a participação de representantes dos 25 municípios que integram o Sudoeste Paulista. Entre essas autoridades, estiveram presentes os prefeitos de Itapeva, Luiz Antonio Hussne Cavani; de Capão Bonito, Marcos Citadini; e de Itapetininga, Simone Aparecida Curraladas dos Santos. O deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP) foi um dos parlamentares que prestigiou o encontro. A programação ainda foi acompanhada por representantes de instituições de ensino como a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec).

A iniciativa é conduzida pelo CGEE, por demanda da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). A ação conta com o apoio de instituições como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados.

O objetivo do projeto é articular com atores locais do governo, de universidades, institutos federais, associações e institutos de pesquisa, além de empresários, o desenvolvimento do território. A implantação dos centros é orientada por oficinas que são conduzidas com base em uma metodologia desenvolvida pelo CGEE.

“Durante o encontro, são discutidas estratégias, diretrizes e alvos prioritários do desenvolvimento de cada região, de forma a permitir que, em uma segunda rodada, os atores locais elaborem uma carteira de projetos e iniciativas concretas em apoio ao desenvolvimento daquelas regiões”, destaca o diretor do CGEE e supervisor do projeto, Antonio Carlos Filgueira Galvão. 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.