Notícias

Voltar

CGEE realiza oficina para implantação de Centro de Desenvolvimento Regional em Bagé

CDRs

CGEE realiza oficina para implantação de Centro de Desenvolvimento Regional em Bagé

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizou, nos dias 12 e 13, mais uma oficina para orientar a implantação do Centro de Desenvolvimento Regional de Bagé (RS). A abertura contou com a participação de diversas autoridades, como o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Baroni; do prefeito de Bagé, Divaldo Lara; do diretor do CGEE, Antonio Carlos Filgueira Galvão; da reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Lia Quintana; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul, Odir Dellagostin; entre outros.

A oficina foi realizada no âmbito de um projeto que está sendo conduzido pelo CGEE, por demanda da Secretaria de Educação Superior do MEC. Nesse contexto, o Centro está desenvolvendo um estudo para elaborar uma proposta de programa que prevê a implantação de Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs) no país. As regiões dos municípios de Bagé, Campina Grande (PB) e Itapeva (SP) foram escolhidas como unidades piloto dessa proposta.

A ideia é levar, por meio dos CDRs, a contribuição da CT&I para o desenvolvimento do território, em articulação com atores locais como governo, universidades, institutos federais, associações, empresários e institutos de pesquisa. A iniciativa conta com o apoio de instituições como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados.

Na ocasião, os participantes conheceram a ferramenta de inteligência tecnológica desenvolvida pelo CGEE, Insight Net. O Centro a utilizou para desenvolver redes de competência da região do município de Bagé, que foram disponibilizadas para os atores locais por meio de um link de acesso ao servidor do CGEE. O objetivo é que, a partir disso, seja definida uma carteira de projetos hierarquizada e montado um roadmap para cada projeto. Isso será realizado pelas lideranças da região, com a supervisão do Centro.

“A ferramenta foi disponibilizada para eles identificarem onde a produção científica é mais densa e quem trabalha com o que em cada município. Com isso, demos uma panorama preliminar das competências disponíveis nesse território”, destaca o diretor do CGEE e supervisor do projeto, Antonio Carlos Filgeuira Galvão. 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.