Notícias

Voltar

CGEE realiza oficina sobre especializações inteligentes

Oics

CGEE realiza oficina sobre especializações inteligentes

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizou, nessa quinta-feira (30), uma oficina de apresentação e discussão de uma proposta para a elaboração de um programa territorial de empreendedorismo, inovação e desenvolvimento no Brasil. A iniciativa é um produto do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), desenvolvido pelo Centro no âmbito do projeto CITinova, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 

Participaram da oficina membros do MCTIC e do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O consultor do Oics, Antonio Galvão, explicou que a proposta é inspirada nas Estratégias Regionais de Pesquisa e Inovação para Especialização Inteligente (RIS3, na sigla em inglês), estratégias utilizadas na União Europeia que trabalham com os conceitos de empreendedorismo, inovação e desenvolvimento, com foco no contexto territorial bem delimitado.

O encontro teve como objetivo analisar a possibilidade de configurar a abordagem de especializações inteligentes para o Brasil, definindo os objetivos; os critérios de governança; os procedimentos para o seu funcionamento; as relações com outras políticas e programas já existentes; e o melhor financiamento para a proposta.

Galvão explica que o RIS3 tem como característica promover mudanças sociotécnicas no território. “Isso traz o diferencial, em relação a outros programas. Antes, as propostas ficavam na antessala da inovação, mas não entravam na discussão do que é a agenda da inovação. O programa quer que as transformações gerem impactos efetivos sobre o desenvolvimento das regiões”, afirma.

O consultor lembra, ainda, que a iniciativa possibilita a articulação com dois principais temas: das inovações sociais e do desenvolvimento sustentável. “Boa parte do que nós chamamos de desenvolvimento sustentável está demonstrado nas mudanças que queremos fazer na cidade, na via urbana. Isso justifica o encaixe do Oics”, destaca. “Toda a ideia está apoiada na concepção de que inovação é o que impulsiona o desenvolvimento. Então, inovação é a obsessão dessa proposta”, diz Galvão.

De acordo com o especialista, o observatório seria um importante provedor para a contextualização da abordagem do RIS3 no Brasil. “O Oics é um receptáculo de um conjunto enorme de propostas inovadoras em várias frentes, pensado para cuidar de todo o território nacional”, aponta. Por meio de uma plataforma online, o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis visa a mapear e reunir soluções urbanas inovadoras, contextualizadas ao território nacional. Ela pode ser acessada pelo link: https://oics.cgee.org.br.