Notícias

Voltar

CGEE realiza oficinas do projeto de implantação de Centros de Desenvolvimento Regional

CDRs

CGEE realiza oficinas do projeto de implantação de Centros de Desenvolvimento Regional

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizou, nesta semana, duas oficinas do projeto que orienta a criação de um Programa de Centros de Desenvolvimento Regional (CDR) no país. No dia 7, em Bagé (RS), e no dia 9, em Campina Grande (PB), o diretor do CGEE e supervisor da iniciativa, Antonio Galvão, orientou a implementação do projeto nas cidades.

O projeto é realizado pelo CGEE, por demanda da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC). A iniciativa conta com o apoio de instituições como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes). A criação de CDRs tem como objetivo articular com atores locais, como governo, universidades, institutos federais, associações, empresários e institutos de pesquisa, o desenvolvimento do território. Inicialmente, haverá quatro pilotos, nas cidades de Brasília (DF), Campina Grande (PB), Bagé (RS) e Itapeva (SP).

Os eventos reuniram representantes de associações, instituições e universidades, além das autoridades das regiões. As oficinas foram conduzidas com a metodologia desenvolvida pelo CGEE e contaram com a facilitação dos técnicos do Centro, José Roberto de Lima e Fábio de Melo Assunção. “As oficinas tinham como objetivo discutir estratégias, diretrizes e alvos prioritários do desenvolvimento de cada região, de forma a permitir que, em uma segunda rodada, os atores locais elaborem uma carteira de projetos e iniciativas concretas em apoio ao desenvolvimento daquelas regiões”, destacou Galvão.

A oficina de lançamento do CDR de Campina Grande foi realizada, no dia 9, no auditório do Parque Tecnológico da Paraíba. Além do diretor do CGEE, o evento contou com a participação do secretário de Articulação Municipal do Estado da Paraíba, Buba Germano; do diretor de Inovação Tecnológica do Instituto Federal da Paraíba, Maxwell do Amaral; do reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vicemário Simões; do ex-secretário de C&T do Rio Grande do Sul e consultor do projeto, Cléber Prodanov, representando o secretário de Ensino Superior do MEC, Paulo Barone; da secretária de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Francilene Procópio; e da representante do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria José de Lima.

O diretor do Centro, Antonio Galvão, também participou, no dia 7, da abertura da oficina de Bagé, que contou ainda com as seguintes autoridades: a reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), coordenadora do Coredes Campanha e líder do CDR Bagé, Lia Quintana; o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marcos Hansen; e o ex secretário de CT&I do Rio Grande do Sul e consultor do projeto CDR, Cléber Prodanov; o secretário de Desenvolvimento de Bagé, Bayard Paschoa, representando o prefeito do município, Divaldo Lara; o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto Gonçalves; e o vice-prefeito de Candiota, Gil Deinson Lopes Pereira. 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.