Notícias

Voltar

CGEE realiza palestra “Formação e emprego de recursos humanos para CT&I”

Inovação

CGEE realiza palestra “Formação e emprego de recursos humanos para CT&I”

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu, ontem (07), a palestra “Formação e emprego de recursos humanos para CT&I”. O debate foi realizado na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O tema desta edição foi “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta".

Durante o webinar, foram apresentados dados, informações e análises sobre a formação acadêmica e profissional da base técnico-científica nacional, assim como a vinculação desta com o mercado de trabalho. O estudo faz parte do portal de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação (RHCTI), uma atividade permanente do CGEE. 

A assessora técnica do CGEE, Sofia Daher, destacou que o tema é de extrema relevância  quando se pensa no desenvolvimento do país, apoiado no avanço do conhecimento tecnológico, na inovação e na competitividade. Na apresentação, ela divulgou dados sobre a formação de nível superior e emprego formal no país, abordando as características das pessoas diplomadas na educação superior.

Durante a palestra, Daher navegou pelo portal do projeto. Lá, o usuário pode obter informações nas diversas abas do site, como a que dispõe sobre o “Perfil dos diplomados: idade, origem escolar, sexo, raça e cor". De acordo com os dados, a grande maioria que possui o diploma na educação superior veio do ensino médio público. “Nós conseguimos notar que dos diplomados, 67% são provenientes dessa modalidade”, afirmou. Outro dado ressaltado pela assessora técnica é de que a maior parte dos graduados é composta por mulheres, representando 61% dos egressos. 

A especialista realizou, ainda, uma análise sobre o padrão de formação nas regiões do Brasil. Ao abordar o tema "Formação no território e as taxas de crescimento", ela trouxe dados como o de que o Sudeste apresenta mais de 48% do percentual de diplomas no país. A assessora falou ainda sobre a distribuição por áreas do conhecimento. "Notamos que na região Norte mostra uma participação maior na área de educação e saúde, assim como na região Nordeste”, destacou. 

As informações estão disponíveis no site: https://www.cgee.org.br/web/rhcti