Notícias

Voltar

CGEE realiza webinar de lançamento do primeiro Boletim Temático da Bioeconomia

Sustentabilidade

CGEE realiza webinar de lançamento do primeiro Boletim Temático da Bioeconomia

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu, no dia 22, o lançamento do Boletim Temático da Bioeconomia. O documento foi produzido pela equipe da Agenda Positiva da Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável, além de cientistas especialistas em dados do Centro. O webinar contou com a participação de representantes de instituições que atuam no desenvolvimento da bioeconomia no país.

De acordo com a diretora do CGEE, Regina Silverio, o tema é relevante e estratégico atualmente. “O nosso intuito é apresentar um boletim que traz um panorama da bioeconomia no Brasil. Vamos mostrar o que está sendo produzido cientificamente sobre o tema", afirmou. 

Durante o webinar, o líder do projeto pelo CGEE, Marcelo Poppe, destacou os objetivos do documento. “Nós procuramos mobilizar e engajar os atores dos diversos setores da bioeconomia; sistematizar dados, informações, oportunidades e desafios; trabalhar uma conscientização sobre as opções de modelos sustentáveis; a integração de ações e iniciativas na construção de programas orientados à missão; e identificar as oportunidades de inserção competitiva da bioeconomia brasileira no mercado global", disse. 

O coordenador geral de Ciência para Bioeconomia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Bruno Nunes, lembrou que o tema é posto como um dos principais fortalecedores do desenvolvimento sustentável para o país. “Esse estudo é extremamente importante para publicizar o que tem sido feito em bioeconomia no Brasil”, ressaltou.  

Para discutir os aspectos do boletim e o panorama da produção científica sobre a bioeconomia, a consultora do CGEE, Daniella Fartes, apresentou as motivações e os processos para a elaboração do documento. “A partir dos resultados do boletim, é possível observar as características regionais nas publicações sobre bioeconomia. Foi identificada a predominância de participação dos setores de biocombustíveis e bioenergia”, informou.  

O webinar contou ainda com a participação do diretor do Laboratório Nacional de Biorrenováveis do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (LNBR-CNPEM), Eduardo Couto; da gerente do Laboratório de Biocatálise do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (INT), Viridiana Ferreira-Leitão; e do economista do Departamento de Meio Ambiente e Gestão do Fundo Amazônia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (DEMAF-BNDES), Leonardo Pamplona.

Os próximos passos da equipe da Agenda Positiva da Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável do CGEE é a produção de um segundo boletim temático, com enfoque na bioeconomia no país. 

A publicação está disponível no site do Centro e pode ser acessada por esse link.