Notícias

Voltar

CGEE realiza webinar "Diálogo em Financiamento da Inovação Verde"

sustentabilidade

CGEE realiza webinar "Diálogo em Financiamento da Inovação Verde"

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizou, ontem (28), em colaboração com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), e os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o webinar "Diálogo em Financiamento da Inovação Verde". O evento faz parte da iniciativa "Ações de Matchmaking em Tecnologias Verdes". O encontro representou a continuidade das rodadas inaugurais da iniciativa, realizadas em 11 de maio. 

O diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, abriu a reunião agradecendo a presença de todos os participantes. "Para o CGEE, é uma grande honra hospedar esse tipo de evento. Nós já estamos com mais de 300 pessoas participando. É o caso clássico de um grande sucesso. Gostaria de dizer que isso traz uma grande satisfação por remontar às origens do CGEE como um centro de articulação, de mobilização de competências", afirmou. 

Durante a abertura, o diretor da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Elias Ramos de Souza, ressaltou a integração do Brasil nos temas desenvolvimento e inovação, revelando planos para um programa dedicado à Amazônia, considerando a necessidade do combate ao desmatamento. Por sua vez, o diretor de Administração do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Júlio César Castelo Branco, destacou as ações da instituição em prol da inovação verde. 

A oficial de Assuntos Econômicos da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Camila Gramkow, foi a responsável pela moderação da primeira mesa, introduzindo o primeiro painel. Na ocasião, o superintendente de Inovação da Finep, Newton Hamatsu, trouxe exemplos de chamadas públicas recentes ligadas à transição energética, enquanto o coordenador de Mobilização Empresarial da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Fábio Cavalcante, destacou a parceria da instituição com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para impulsionar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

A programação contou com uma mesa de diálogos, moderada pela gerente de Projetos da Wipo Green, Sabrina Herzog de Souza Lima. Na ocasião, a chefe da divisão de relações multilaterais do INPI, Érica de Holanda Leite, ressaltou a necessidade de promover mais pesquisas para o melhor aproveitamento dos recursos naturais, com impacto nos setores agropecuário, farmacêutico, cosmético e de energias renováveis. 

O assessor técnico do Centro, Marcelo Poppe, concluiu a reunião, destacando a importância do webinar. "Nessa ocasião, a gente pode reunir tantas agências de fomento à inovação e os institutos de propriedade intelectual de quatro países sul-americanos envolvidos nesse esforço conjunto: Argentina, Chile, Peru e Brasil, em trabalhar o financiamento da inovação verde, que é um tema da maior importância, nesse momento de engajamento em torno dos objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas e nas vésperas do início da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28)", disse. 

A íntegra da reunião pode ser acessada por meio deste link.