Notícias

Voltar

CGEE participa de formação na Escola Nacional de Administração da França

Políticas públicas

CGEE participa de formação na Escola Nacional de Administração da França

A assessora técnica do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mayra Juruá, foi selecionada para participar do curso Políticas Públicas – da formulação à avaliação oferecido pela École National d’Administration (ENA), A Escola Nacional de Administração, em Paris, na França. A formação faz parte do Cycle International Spécialisé d'Administration Publique (Cisap 2018), um ciclo de cursos em temas estratégicos de administração pública para profissionais de diferentes países. 

A ENA é uma das principais escolas para governantes do mundo, sobretudo os franceses. De acordo com Juruá, as aulas realizadas na Escola mesclaram a teoria e a prática no âmbito de políticas públicas por meio de conferências, workshops e apresentações de especialistas. Alunos de 21 países debateram mecanismos de promoção dessas políticas condizentes com as necessidades das sociedades contemporâneas, considerando, por exemplo, o processo de digitalização e crescimento das desigualdades econômica e social. Também foram debatidas formas de acompanhamento e avaliação dessas políticas.

A participação da assessora no Cisap foi apoiada pelo CGEE e pelo governo da França. “De minha parte, foi um grande prazer confirmar que o Brasil, e o CGEE em particular, possui conhecimentos e experiências de ponta no design, acompanhamento e avaliação das políticas públicas. Por outro lado, foi extremamente rico e estimulante perceber como a França tem buscado inovar em suas políticas, aprimorando os mecanismos de participação direta da população, como forma de ampliar a legitimidade e a performance do Estado e da própria democracia”, afirmou Juruá. 

Além disso, a representante do Centro no curso destacou que o aprendizado foi potencializado pela sinergia gerada com a troca de experiências entre profissionais de nações diversas. “Observar como as diferentes culturas lidam com desafios comuns, como gerar serviços públicos de qualidade, aumentar a eficiência do Estado e reduzir as desigualdades, são alvos comuns a todos. Intensificar as formas de governança das políticas públicas tem um papel central nesse processo”, destacou a assessora.