Notícias

Voltar

CGEE recebe o espanhol Francesc Aragall para dialogar sobre Design para todos

Bate-papo com designer

CGEE recebe o espanhol Francesc Aragall para dialogar sobre Design para todos

O designer e presidente da organização espanhola Design For All Foundation, Francesc Aragall, participou de um bate-papo sobre o tema no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), nessa segunda-feira (09). Aragall contou sobre a sua experiência no desenvolvimento de projetos a partir do conceito de Design para todos. O assunto da sua exposição foi O impacto econômico do design universal em cidades planejadas.

Aragall explicou a diferença entre o significado de acessibilidade e de Design para todos, sendo que esse último conceito abrange o primeiro conceito. De acordo com o especialista, além da integração social proposta por iniciativas acessíveis, o termo Design para todos apresenta a preocupação com a diversidade dos membros da sociedade; com a minimização dos impactos ambientais; e com o retorno rápido dos investimentos realizados.

Segundo o palestrante, alcançar os propósitos apontados pelo conceito é uma maneira de obter cidades mais sustentáveis. Para isso, o termo é fundamentado em três pilares: “o Design para todos deve sempre ter benefícios sociais, econômicos e ecológicos”, explica o designer.

Aragall esclarece, ainda, que diferentemente da ideia de design thinking, o Design para todos tem um aspecto de retroalimentação, uma vez que considera as avaliações do resultado para o seu aperfeiçoamento. “A metodologia [do design thinking] está desenvolvida a partir do design convencional, que termina quando o produto é lançado no mercado”, afirma.

Alguns projetos de sucesso, citados pelo discursista e desenvolvidos a partir dos objetivos do Design para todos, foram: a ferrovia de Catalunha; o programa de turismo em Garrotxa, na Catalunha; e o plano de comunicação da Basílica da Sagrada Família, todos na Espanha. No caso da Basílica, o investimento equivalente a mais de R$ 300 mil foi restituído em menos de dois dias. “O número de visitantes aumentou e, portanto, o retorno do investimento foi muito rápido”, destaca o designer.