Notícias

Voltar

CGEE recebe representantes do SNCTI para homenagem ao ex-presidente do seu Conselho de Administração, Evando Mirra

solenidade

CGEE recebe representantes do SNCTI para homenagem ao ex-presidente do seu Conselho de Administração, Evando Mirra

Diversas autoridades e integrantes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação participaram, ontem (18), em Brasília (DF), de uma homenagem póstuma ao ex-presidente do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Evando Mirra. A solenidade contou, ainda, com a presença de familiares do ex-dirigente, que também foi o primeiro presidente do Centro. 

  Ascom CGEE
    
 

Representantes do SNCTI durante solenidade

Na ocasião, o atual presidente do Conselho de Administração da instituição, Glaucius Oliva, que representa a Academia Brasileira de Ciências (ABC) na instância, lembrou da carreira exitosa de Mirra na ciência. Além das contribuições sempre inovadoras do seu antecessor, Oliva destacou a capacidade de construir consensos do ex-presidente. 

“Ele conseguia destruir arestas onde elas apareciam, da forma mais singela, tranquila e construtiva possível. Quero deixar registrado o carinho do conselho por ele. O nosso agradecimento a esse grande brasileiro que deixa história”, afirmou. 

Durante a solenidade, o presidente do CGEE, Marcio Miranda, relatou a importante tarefa que Mirra teve, como primeiro dirigente do Centro, de inserir a instituição no SNCTI. “Foi um momento de fortes iniciativas de modernização do Sistema de Ciência e Tecnologia e ele participou muito da construção da nossa agenda, de uma maneira geral”, disse. 

O ex-ministro da Ciência e Tecnologia à época da criação do CGEE, Ronaldo Sardenberg, também lembrou que Mirra foi um dos principais responsáveis por instituir o Centro. Além disso, destacou a produção científica de alta qualidade do ex-presidente. “Pelo lado mais leve, ele mantinha um forte interesse pela literatura, poesia e arte. Era, ainda, um requintado conhecedor de vinhos”, relembrou. 

Sobre 

A história de Evando Mirra foi marcada por inúmeras contribuições ao SNCTI. Ele foi vice-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Além disso, foi membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.