Notícias

Voltar

CGEE recebe seminário internacional sobre desenvolvimento regional

Seminário

CGEE recebe seminário internacional sobre desenvolvimento regional

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) recebe, nesta segunda-feira (19) e terça-feira (20), a oficina de avaliação dos pilotos do projeto CDR; e o Seminário de Benchmarking CDR, respectivamente. Durante dois dias, especialistas, coordenadores de projetos piloto de Centros de Desenvolvimento Regional (CDR) e representantes de entidades internacionais vão discutir a participação das Instituições de Ensino Superior (IES) no desenvolvimento regional; estrutura e horizonte para um programa nacional; e institucionalidades para o  financiamento dos CDR.

No primeiro dia, ocorre uma oficina de avaliação dos CDR pilotos, implementados a partir de estratégia elaborada pelo CGEE. Já na terça-feira (20), representantes de entidades internacionais, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Newcastle University, vêm dividir como se dão as iniciativas de desenvolvimento regional a partir das IES fora do Brasil e como elas podem contribuir para a construção de um programa nacional no País. 

Centros de Desenvolvimento Regional: o que são?

Os CDR são estruturas montadas nas IES com a missão de aplicar a base técnica e científica no desenvolvimento regional com o apoio de instituições de ensino superior e pesquisa. A partir de oficinas locais, é formado um fórum que vai gerir as atividades do CDR e que reúne representantes de instituições que tenham interesse no desenvolvimento regional (empresas privadas, associações de produtores etc). Essas instituições, junto às universidades e agências de fomento, discutem temas e criam carteiras de projetos para a região onde estão inseridas. 

O CGEE elaborou o projeto Subsídio para a criação do Programa de Centro de Desenvolvimento Regional, um estudo demandado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). A finalidade do documento é articular as instituições de educação superior e CT&I na base do território para, em conjunto com os atores locais, definir estratégias e projetos inovadores para o desenvolvimento das respectivas regiões. 

A Sesu deve lançar, até o final do ano de 2018, a proposta do Programa Nacional de constituição de Centros de Desenvolvimento Regional. O objetivo é transformar o aparato técnico-científico das instituições de educação superior no Brasil em ativo do desenvolvimento. Três projetos pilotos já estão sendo colocados em prática e monitorados. Estes pilotos formam a base de experimentação com vistas à consolidação do Programa em 2019. Até lá, a ideia é apoiar, nessas bases territoriais, a constituição dos CDR enquanto espaços privilegiados de discussão e  validação de agendas de desenvolvimento, por meio de processos participativos. 

O aparato científico e tecnológico regional, com apoio da Sesu e de outras instituições do sistema de educação e CT&I das bases federal e estadual, experimentará as agendas de desenvolvimento, consolidadas em Carteiras de Projetos e validadas pelos fóruns de atores locais.