Notícias

Voltar

CGEE reúne milhares de pessoas em mais de 100 eventos virtuais

Balanço

CGEE reúne milhares de pessoas em mais de 100 eventos virtuais

Cumprindo a missão de produzir e disseminar informações em ciência, tecnologia e inovação, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu 103 eventos em 2021, entre webinars, reuniões temáticas e oficinas. Soluções baseadas na Natureza, observação da CT&I, energias renováveis e bioeconomia foram alguns dos assuntos que reuniram mais de 20.000 pessoas de 548 instituições. Os encontros foram realizados predominantemente na modalidade virtual, em virtude das medidas de prevenção da COVID-19. 
 
Em abril, o webinar “Repensar o Agora” reuniu comunidades do Distrito Federal com o objetivo de realizar uma reflexão conjunta sobre os impactos da atual crise na vida profissional, pessoal e emocional de cada cidadão. O evento integra o projeto “Repensar a Metrópole”, uma iniciativa inédita que promoveu seminários e diálogos em dezenove regiões administrativas para, junto com a população, entender quais são as prioridades de cada uma delas nos próximos dez anos. Ao todo, mais de 2 mil pessoas estiveram envolvidas no programa, que além de ouvir os moradores, formata projetos e os leva até um grupo de especialistas que está montando um plano de desenvolvimento para que o Distrito Federal sirva de modelo para todo o Brasil.
 
O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) – desenvolvido pelo Centro no âmbito do CITinova, um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – também foi um dos grandes destaques deste ano. Em maio, o Oics se uniu a instituições que lutam pela sustentabilidade brasileira no projeto Aliança Bioconexão Urbana. A iniciativa foi apresentada em um webinar, que trouxe especialistas em sustentabilidade para debater as Soluções baseadas na Natureza (SbN). O intuito do debate foi fortalecer a importância das áreas verdes urbanas e tornar as cidades mais resilientes.
 
Os avanços e as condições da ciência, tecnologia e inovação estão intimamente ligadas com o melhor conhecimento sobre a própria realidade do país, além de ser chave para o desenvolvimento socioeconômico. Por isso, o Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI) lançou o 1º Boletim Anual: Panorama da Ciência Brasileira 2015-2020, apresentando os resultados dos estudos realizados em 2020, com a intenção de divulgar dados e informações que visam auxiliar a construção de uma visão de futuro para o Brasil. O webinar de lançamento reuniu centenas de pessoas, que ouviram as apresentações de especialistas sobre o tema. 
 
lançamento do Boletim Temático da Bioeconomia também foi um grande destaque do ano. O documento, produzido pela equipe da Agenda Positiva da Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável e cientistas especialistas em dados do Centro, discute um tema relevante e estratégico atual. O webinar contou com a participação de representantes de instituições que atuam no desenvolvimento da bioeconomia no país. A equipe realizou, ainda, um evento que promoveu o diálogo entre jovens especialistas de diferentes países para compartilhar informações e trocar experiências sobre o futuro do hidrogênio renovável.
 
O MCTI e o CGEE estiveram juntos no desenvolvimento da Estratégia Nacional de Inovação, que foi lançada em julho e apresentada em um webinar em setembro. Durante o evento, foram apresentados a estratégia, a sua governança e os seus próximos passos, assim como foi dado destaque a algumas das principais ações dos planos temáticos que a compõem.
 
Em outubro, o Centro promoveu três webinars que integraram a programação da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo MCTI. Nas ocasiões, o CGEE apresentou o projeto Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação (RHCTI)lançou a nova edição da Revista Parcerias Estratégicas e o novo Boletim Temático do OCTI: Indicadores da Geografia da CT&I no Brasil. Na versão presencial do evento, o estande do CGEE atraiu o público infanto-juvenil em sessões de contação de histórias sobre os projetos da instituição. 
 
O CGEE promoveu o IV Seminário Internacional de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), reunindo especialistas do Brasil e do mundo em um dia inteiro de apresentações. As SbN são uma alternativa sustentável para enfrentar grandes desafios urbanos, se inspirando na natureza para desenhar soluções sustentáveis. O evento foi realizado no âmbito do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), em parceria com a Fundação Grupo Boticário e a Aliança Bioconexão Urbana. 
 
Para finalizar o ano, o CGEE lançou a plataforma do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI), um ambiente aberto e gratuito de análises em CT&I que auxiliam na tomada de decisão. A plataforma reúne informações e visualizações inovadoras de dados nos eixos de atuação Panoramas e Indicadores da Geografia da CT&I, viabilizando que os usuários façam as suas próprias análises.