Notícias

Voltar

CGEE sedia apresentação da Calculadora Global

Clima

CGEE sedia apresentação da Calculadora Global

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) sedia, nesta quarta-feira (25), das 14h às 16h, a primeira apresentação da Calculadora Global no Brasil, promovida pela Embaixada Britânica. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida por equipe do Imperial College de Londres, com coordenação do Departamento de Energia e Mudança do Clima do Reino Unido, em parceria com instituições internacionais.

A Calculadora Global é uma ferramenta online voltada a formuladores de políticas públicas, lideranças empresariais e de ONGs, e pesquisadores, com interface multilíngue para a simulação de cenários de emissão de gases de efeito estufa, energia e uso do solo até 2050. O sistema gera cenários tecnicamente possíveis com o objetivo de contribuir para a formulação de políticas e estratégias internacionais para mitigação e mudança do clima.

O lançamento oficial da versão finalizada da Calculadora Global ocorreu em janeiro de 2015, na Royal Society, em Londres. Antes disso, uma versão preliminar foi apresentada em dezembro de 2014 na 20ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP 20), em Lima, no Peru, evento que contou com a participação de representante do CGEE.

O assessor técnico do Centro que acompanhou a apresentação da Calculadora Global na COP 20, Marcelo Poppe, explica que a ferramenta pode ser útil para o projeto Agenda Positiva da Mudança do Clima, desenvolvido pelo CGEE. “Tomadores de decisão e formuladores de política precisam de informação. A Calculadora Global permite a simulação de situações que contribuem para melhor compreensão das oportunidades relacionadas às questões das mudanças climáticas”, afirma.

Na quarta-feira, a apresentação será feita por Alexandre Strapasson, pesquisador do Imperial College que coordenou a área de uso do solo, segurança alimentar, produção agrícola e pecuária, agroenergia e dinâmicas florestais do projeto Calculadora Global. Strapasson trabalhou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e no Ministério do Meio Ambiente. É engenheiro agrônomo pela Universidade do Paraná, mestre em energia pela Universidade de São Paulo e Ph.D em energia e meio ambiente pelo Imperial College.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.