Notícias

Voltar

CGEE tem novo pesquisador visitante

IFA

CGEE tem novo pesquisador visitante

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) recebeu, na segunda (18), o pesquisador da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique (ZHAW), Vicente Carabias, para uma interação com seus colaboradores dentro do projeto europeu International Foresight Academy (IFA), do qual o Centro faz parte.

O objetivo do projeto é conectar atividades globais de estudos de futuro (foresight) que permitam a troca de experiências entre contextos culturais e políticos contrastantes, assim como a consolidação dessas atividades a nível internacional.

A iniciativa conta com 12 parceiros globais, sendo seis da Europa e seis dos outros continentes. Entre os parceiros estão o CGEE, no Brasil; o Institute of Foresight, no Canadá; a High School of Economics, na Rússia; entre outros. Os parceiros europeus são coordenados pelo Austrian Institute of Technology (AIT).

Entre as atividades que o IFA desenvolverá em 2014 estão uma escola de verão, que acontecerá no CGEE, em novembro e um seminário acadêmico em Buenos Aires, na Argentina, além de um intercâmbio entre os centros de pesquisa e as universidades participantes para permuta de experiências e atividades em estudos de futuro.

Para Carabias, a diferença cultural entre os participantes é importante porque soma conhecimentos. "Temos a filosofia de pensar o futuro para antecipar o que acontecerá nos próximos anos e o que pode ser feito para transformar os problemas futuros em oportunidades”, destaca.

A parceria entre o Centro e a ZHAW teve início quando o assessor técnico do CGEE, Cristiano Cagnin, trabalhou no Instituto de Estudos Prospectivos e Tecnológicos (IPTS), na Espanha. Cagnin e Carabias participaram de atividades na mesma equipe.

Desde então, desenvolveram diversos projetos olhando o futuro e as suas implicações para o presente. Um exemplo foi um trabalho feito para o Bureau of European Policy Advisors (BEPA), que é o centro que aconselha diretamente o presidente da Comissão Europeia e cujas prospecções para 2025 tiveram impacto direto na criação de políticas públicas na Europa.

O estudo global focou em setores como meio ambiente, energia, mudança do clima, economia, governança, participação cidadã, entre outros temas. A publicação está disponível neste link. http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/111111111/15948/1/jrc55981.pdf

Dentre as atividades do Sr. Carabias durante a sua visita ao CGEE, haverá uma apresentação, no dia 22 de agosto, sobre uma ferramenta de horizon scanning que está sendo desenvolvida pela ZHAW para clientes globais. Essa iniciativa está alinhada ao Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação, ação do CGEE que guarda grande potencial de colaboração entre as duas instituições.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.