Notícias

Voltar

Cidades Sustentáveis é o tema do stand do CGEE na SNCT 2018

SNCT

Cidades Sustentáveis é o tema do stand do CGEE na SNCT 2018

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) levará para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) o tema Cidades Sustentáveis. A exposição ocorre de 16 a 20 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). O evento é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A proposta do Centro é estimular, de forma lúdica, a reflexão de crianças e adolescentes sobre o desenvolvimento sustentável nos contextos urbanos brasileiros. Para cativar esse público, o CGEE promoverá uma série de contação de histórias sobre o assunto em seu stand e também no espaço da feira dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por meio das histórias, os jovens serão instigados a pensar em como deve ser uma cidade do futuro e em que consiste a sua sustentabilidade. 

Para contribuir com a interação sugerida pela contação, o stand conta com um painel elaborado durante a SNCT em 2015, com ilustrações de ideias apontadas pelas crianças diante de questionamentos sobre soluções para o futuro das cidades. Além disso, serão distribuídas cartilhas em forma de livros de colorir.

A temática do stand do CGEE é inspirada no projeto “Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis”. Desenvolvida pelo Centro, em parceria com o MCTIC, a iniciativa abrange grandes problemas de mobilidade, energia, ambiente construído e saneamento ambiental. O observatório será lançado em fevereiro de 2019 e oferecerá conteúdo detalhado para o enfrentamento de desafios urbanos, contextualizados no território nacional. Ele integra o projeto Global Environment Facility (GEF) – Promovendo cidades sustentáveis no Brasil através de planejamento urbano integrado e de investimentos em tecnologias inovadoras.

As soluções para as cidades sustentáveis serão publicadas em um espaço online, que reunirá resultados de um amplo monitoramento das mais recentes inovações na área. Esse agrupamento constitui uma base de dados importante para definir soluções de sustentabilidade, ao mesmo tempo em que se estabelece uma visão de futuro para essas cidades.

A SNCT

Desde 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia apresenta para o público infanto-juvenil ações na área de C&T de todo o país. Sempre no mês de outubro, secretarias estaduais e municipais, instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento, sociedades científicas, espaços científico-culturais, escolas, entidades da sociedade civil, órgãos governamentais e empresas privadas de base tecnológica têm a oportunidade de divulgar trabalhos de pesquisa na SNCT, cujo intuito é aproximar a ciência nacional e a população.

 

Contação de histórias:

De terça-feira à sexta-feira:

10h e 15h

 

Sábado:

11h

 

Serviço

Stand do CGEE na SNCT

Data: de 16 a 20 de outubro

Horário: 08h às 18h

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

 

Contato

Bianca Torreão

Assessora de Comunicação – CGEE 

(61) 3424-9667 

btorreao@cgee.org.br

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.