Notícias

Voltar

CITinova-MCTIC é destaque em Seminário Cidades Inteligentes e Sustentáveis

CITinova

CITinova-MCTIC é destaque em Seminário Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Realizado nesta terça feira, (04/02), em Brasília/DF, o Seminário Cidades Inteligente e Sustentáveis MCTIC foi uma iniciativa das secretárias de Telecomunicações (Setel) e de Políticas para Formação e Ações Estratégicas (SEFAE) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Com destaque para a importância da integração no desenvolvimento sustentável das cidades, a SEFAE apresentou o Projeto CITinova – MCTIC e a Setel, iniciativas no âmbito da Câmara Temática de Cidades. Abriram o encontro os secretários Marcelo Marcos Morales (Sefae), o secretário Vitor Meneses (Setel), e Regina Cavini, representante adjunta do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

“As várias secretarias funcionando em conjunto vão dar os instrumentos aos prefeitos e demais tomadores de decisão para a sustentabilidade das cidades brasileiras”, afirmou o secretário Morales. Ele citou também a preocupação com as recentes enchentes e desmoronamentos em Minas Gerais: “O que aconteceu em Belo Horizonte e várias outras cidades torna mais premente a necessidade de desenvolver as cidades no caráter sustentável”.

O secretário de Telecomunicações, Vitor Meneses, ressaltou a importância da integração entre as secretarias e destacou que o tema cidades inteligentes é uma das prioridades do Plano Nacional de Internet das Coisas (Iot), que resultou na criação da Câmara Brasileira de Cidades 4.0.

Regina Cavini contextualizou o papel do PNUMA e do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) na implementação do projeto CITinova. O GEF, explicou ela, é um fundo global criando na ECO-92, no Rio de Janeiro, para apoiar países na resolução de problemas ambientais globais e na implementação das convenções e acordos internacionais. Desde 1992, o GEF já financiou mais de 4500 iniciativas em 170 países, e o Brasil foi contemplado com o projeto CITinova, no ciclo 6 do GEF. “Além de responsável financeiro e pelos resultados finais do projeto, o PNUMA tem a função de apoiar e monitorar os parceiros do CITinova.”

Em seguida, Marcela Aboim Raposo, diretora nacional do CITInova/MCTIC, apresentou as várias ações do projeto, entre elas, a plataforma que integra o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS), desenvolvido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), e os projetos pilotos em Brasília, realizados pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA-GDF), e Recife, pela Aries/Porto Digital, para enfrentar desafios nas áreas de água, resíduos, energia, mudanças climáticas e mobilidade. 

Alessandra Andreazzi Peres, subsecretária de Assuntos Estratégicos da Sema-DF, e os coordenadores co-executores do CITinova/MCTIC Isadora Freire (Aries/Porto Digital), Zuleica Goulart (PCS) e Marco Lobo (CGEE) detalharam o andamento de suas ações. Para finalizar, foi aberto um debate no qual a equipe CITinova, e Wilson Diniz Wellisch, diretor de inclusão digital, e Rodrigo Gebrim, coordenador-geral de Formação, Sistemas e Infraestrutura para Inclusão Digital (CGEC), da Setel, responderam aos questionamentos dos participantes do seminário.

Fonte: Projeto CITinova.