Notícias

Voltar

CNM participa do Seminário Internacional sobre Soluções baseadas na Natureza

Sustentabilidade

CNM participa do Seminário Internacional sobre Soluções baseadas na Natureza

Frente aos grandes desafios urbanos e à emergência climática que afeta cada vez mais os Municípios, a inspiração na natureza para desenhar soluções que forneçam melhor qualidade de vida e resiliência climática é uma aposta que tem ganhado cada vez mais atenção no mundo inteiro. Por este motivo, será realizado nesta quinta-feira, 2 de dezembro, a partir das 9h, o Seminário Internacional sobre Soluções baseadas na Natureza (SbN), com participação da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A analista técnica em meio ambiente da entidade, Sofia Zagallo, irá representar o presidente Paulo Ziulkoski na abertura do evento, que é promovido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) organização social do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e tem parceria com a Fundação Grupo Boticário e a Aliança Bioconexão Urbana. O seminário terá transmissão ao vivo pelo canal no Youtube do CGEE e pode ser acessado aqui

Além disso, a representante da CNM irá moderar um painel, com previsão de início para às 10h15 e terá como tema Cidades e SbN. O debate irá contar, entre outros, com exemplos das prefeituras de Niterói, no Rio de Janeiro, e Recife, em Pernambuco.

A iniciativa tem como objetivo destacar experiências brasileiras de Municípios que implementaram projetos em SbN, além de atualizar os gestores públicos nacionais sobre assuntos correlatos que tenham sido debatidos na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021 (COP 26).

As Soluções baseadas na Natureza são iniciativas que utilizam e empregam as propriedades dos ecossistemas e os serviços que estes fornecem, proporcionando benefícios ambientais, sociais e econômicos. As SbN são aplicadas, por exemplo, em infraestruturas verdes e azuis, ajudando a promover maior resiliência às mudanças do clima e qualidade ambiental.

As SbN se destacam como um importante tema para um debate transversal sobre soluções para cidades, em especial em um momento de recuperação pós-pandemia. Nesse sentido, o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) trabalha a temática em parceria com diversas instituições na iniciativa Aliança Bioconexão Urbana, que tem como principal objetivo fomentar políticas públicas brasileiras que considerem infraestruturas verdes e azuis, promovendo cada vez mais a adoção de SbN pelos Municípios brasileiros.

Para acompanhar o evento, clique aqui

 

Da Agência CNM de Notícias, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.