Notícias

Voltar

Colaboradores do CGEE compartilham experiências da nova dinâmica de trabalho

Dia do Trabalho

Colaboradores do CGEE compartilham experiências da nova dinâmica de trabalho

  Arquivo pessoal
    
 

Marco Lobo, coordenador do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

  Arquivo pessoal
    
 

Adriana Badaró, coordenadora do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação pelo CGEE

  Arquivo pessoal
    
 

Silvana Rolon, coordenadora da área de Administração e Serviços

  Arquivo pessoal
    
 

Bárbara Bressan, assessora técnica

Os colaboradores do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) celebram o dia do trabalho nesta sexta-feira (01/05), mantendo a normalidade das suas atividades em regime de teletrabalho.

Mesmo diante da necessidade de adaptação, em consequência do distanciamento social, os colaboradores do CGEE têm avançado no desenvolvimento de seus projetos e serviços, realizados em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Ministério da Educação (MEC), supervisor e interveninete do contrato de gestão, respectivamente.

O presidente do Centro, Marcio Miranda, avalia que o home office está sendo amplamente incorporado à dinâmica de trabalho. Ele aproveitou para parabenizar os colaboradores pelos resultados obtidos.

“Os colaboradores do CGEE estão de parabéns. O home office está sendo uma fantástica oportunidade de aprendizado, trazendo vantagens que podem contribuir para o aprimoramento das relações de trabalho no Centro. Conseguimos ir rapidamente para o ambiente virtual, com muita produtividade”, destacou, lembrando que são vários os exemplos que ilustram esse novo momento no Centro.

A equipe do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), parte do projeto CITinova, coordenado pelo MCTI, manteve a frequência das reuniões que já estavam programadas desde o início do ano. O coordenador do Oics, Marco Lobo, lembra que a sociedade está passando por um momento atípico. “As reuniões online, periódicas, são mais do que encontros de trabalho, mas também de apoio e ajuda mútua”, afirma. 

Por sua vez, o projeto Ciência na Escola teve sua cesta de indicadores de monitoramento e avaliação refinada pela equipe do CGEE e seus principais atributos validados pelo MCTI e MEC. Por meio de reuniões virtuais, foi possível também homologar a plataforma que está sendo elaborada para o programa pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Já a coordenadora do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI) pelo Centro, Adriana Badaró, considera que as práticas da equipe continuam produtivas. “O fato da equipe já possuir um entrosamento forte ajudou bastante na construção da nova rotina”, afirma. Com estusiasmo, ela registra, ainda, que foram elaborados os dois primeiros boletins temáticos do projeto, com o objetivo de atender a demandas de atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

A coordenadora da área de Administração e Serviços, Silvana Rolon, destaca a boa articulação e integração entre as equipes na manutenção das rotinas do Centro. “Cada um, da sua maneira, faz o impossível para tudo dar certo e para o CGEE continuar produzindo, mesmo sem estarmos no mesmo espaço físico”, relata Rolon.

O projeto Conectividade no Território Nacional avançou nas consultas aos operadores de telecomunicação no País, que somam mais de 11 mil empresas, visando ao levantamento de dados e ao aperfeiçoamento do mapa da conectividade nacional que o CGEE está desenvolvendo por demanda da SETEL/MCTI. A iniciativa tem como objetivo conhecer o estado atual de infraestrutura de comunicações em banda larga no País, de modo a subsidiar a elaboração de políticas públicas para esse setor.

No que diz respeito ao desenvolvimento do Observatório Oportunidades e Desafios da Bioeconomia (ODBio), uma parceria do MCTI com o Centro, foram realizadas duas oficinas online com especialistas que puderam compartilhar suas experiências para contribuir para o sucesso da iniciativa. A assessora técnica do CGEE Bárbara Bressan, integrante da equipe do ODBio, considera que seu tempo de locomoção para o trabalho foi revertido para atividades pessoais. “Certamente, sobra mais tempo para cozinhar minha própria comida, o que, todos sabemos, é um benefício para nossa saúde”, compara.

No âmbito dos contratos administrativos, as atividades conduzidas para a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) no âmbito do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste não sofreram qualquer tipo de descontinuidade. O coordenador dessa iniciativa no Centro, Gutemberg Uchoa, relata que o plano está em processo de revisão, etapa que deve ser concluída em breve. “Os avanços obtidos nesta época de home office são significativos e a expectativa é a de concluirmos essa etapa para dar sequência à execução das atividades estabelecidas nesta repactuação”, diz.

Ao avaliar os projetos desenvolvidos pelo CGEE, o presidente Marcio Miranda ressaltou ainda que o comprometimento das equipes é o que assegura os resultados positivos. “Uma instituição como o Centro, que lida com ciência, tecnologia, inovação e educação, não poderia deixar de responder a esse desafio com tanto sucesso. Portanto, no dia em que celebramos o trabalho, nada melhor que enaltecer o esforço dos nossos colaboradores para superar os desafios sempre com inovação”, concluiu.