Notícias

Voltar

Com mais de 200 projetos, Plataforma investMCTI busca atrair investimentos para pesquisa nacional

Tecnologia

Com mais de 200 projetos, Plataforma investMCTI busca atrair investimentos para pesquisa nacional

Com o objetivo de atrair investimentos externos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações lançou nesta terça-feira (5) a plataforma investMCTI. A página foi criada em parceria com o CGEE, organização social da pasta, e traz oportunidades de investimento em iniciativas com forte potencial de resolução de problemas.

Com mais de 260 projetos desenvolvidos nas instituições vinculadas ao ministério, a plataforma traz informações sobre os instrumentos financeiros disponíveis para investimento em pesquisa previstos no Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovações. O site também aponta áreas com potencial de crescimento no país, como energia, agricultura e biodiversidade.

Durante o lançamento da ferramenta em transmissão no canal do YouTube do MCTI, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, frisou a necessidade que o país tem de aumentar o investimento em ciência e contar com a participação do setor privado.

“Todos os países que são desenvolvidos investiram e investem em ciência, tecnologia e inovações. Recursos para essa área não são gastos, são investimentos com retorno garantido. Nós precisamos elevar o investimento em ciência em relação ao PIB, mas também ter a participação de investidores”. O ministro também destacou as vantagens dos recursos privados no setor.

“Esses investimentos também retornam em nota fiscal. Quando uma empresa tem sucesso por causa da ciência, tecnologia e inovações, ela traz mais emprego, desenvolvimento social e econômico. É isso que a gente precisa, de uma economia forte”.

Já o secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do ministério, Marcelo Meirelles, lembrou que o lançamento da plataforma é fruto de um trabalho que vem desde o início da gestão voltado a diminuir o gap no país entre a produção de conhecimento e geração de inovações.

“A SEFIP trabalha com uma vertente para buscar instrumentos financeiros e outra para estruturação de um portfólio de projetos. Criamos junto com as secretarias do ministério e as unidades vinculadas uma rede de escritórios de projetos. Todos as iniciativas são estruturadas de forma a ter entregas, métricas, formas de acompanhamento e possam ser replicadas. O objetivo é diminuir o gap entre produzir conhecimento e criar inovações”, afirmou.

A plataforma ainda conta com ferramentas para que os usuários visualizem oportunidades de licenciamento, investimentos, doações (endowments), prestação de serviço tecnológico especializado e outros meios de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Plataforma investMCTI

A Plataforma investMCTI tem o objetivo de ser um polo para agrupar e conectar investidores e os projetos de startups de ciência e tecnologia brasileiros, gerando um ambiente de negócios mais produtivo e inovador. Segundo a plataforma, o Brasil tem grandes potencialidades como a agricultura, biodiversidade, pesquisa, energia renováveis e recursos naturais que podem alavancar o surgimento de startups atraindo investimentos internos e externos para os projetos.

Acesse a página pelo site https://invest.mcti.gov.br

Assista à transmissão em https://www.youtube.com/watch?v=ORG1ZHguEwA

Fonte: Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.