Notícias

Voltar

Com o apoio do CGEE, Fundação Dom Cabral lança série de livros sobre Economia Digital

Economia

Com o apoio do CGEE, Fundação Dom Cabral lança série de livros sobre Economia Digital

Como assegurar que o acesso e os frutos da economia digital sejam para todos? Essa é a principal pergunta que norteia as reflexões do terceiro e-book da coletânea "A economia digital passada a limpo”. O e-book está organizado em blocos que abordam o acesso e o uso dos meios e tecnologias digitais; a prontidão para o digital do ponto de vista de infraestrutura e competências. Marcelo Preto, gerente executivo de Telecom na TecBan discute, por exemplo, que é fundamental ter um rápido início de implantação e de expansão do 5G para que o Brasil se posicione globalmente em termos econômicos, endereçando inclusive temas relacionados à redução do fosso digital que afeta boa parte de nosso amplo território.

Já o artigo da presidente da Microsoft Brasil, Tânia Consentino, aponta como é possível reduzir o gap digital feminino na área de tecnologia, com exemplos e práticas que ajudam a tirar as mulheres da invisibilidade para ocuparem posições de destaque no setor. Também vale destacar o texto de duas autoras norueguesas, Lise Hammergren e Kari Sollien, que exploram as consequências da pandemia no relacionamento nas empresas, enfatizando a importância das habilidades relacionais dos líderes e oferecendo relevantes recomendações aos executivos. Abordando quais as competências que o líder precisa desenvolver neste contexto da economia digital.

“Este livro discute temas relevantes e extremamente atuais. Buscamos reunir a opinião de vários stakeholders nacionais e internacionais para apontar os principais fatores que impulsionam o melhor acesso aos meios digitais pelos cidadãos, empresas e governos, com foco no Brasil”, explica Carlos Arruda, professor na área de Inovação e Competitividade e Diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral. O professor destaca que as discussões sobre 5G na publicação exploram as possibilidades que esta tecnologia traz para as empresas e para os setores da economia. A co-editora do projeto, professora convidada da FDC Heloisa Menezes, chama a atenção para o fato de que não basta ter infraestrutura de acesso. Destacando o artigo sobre empoderamento digital da autora Nathalia Foditsch, da Web Foundation, reforça que “o Brasil precisa avançar na acessibilidade (preço), na devida utilização da internet, na educação e no desenvolvimento das habilidades digitais dos cidadãos e dos governos”.  

O e-book faz parte de uma coletânea de 7 livros, que planejada para apresentar, ao todo, as 100 questões mais instigantes sobre a economia digital e sobre como ela afeta os países, o Brasil e as empresas. Ela é fruto de uma parceria entre a Fundação Dom Cabral – uma das nove melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com o ranking do jornal britânico Financial Times (edição 2020) – com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), o Cgee (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), Sebrae, Stefanini, TecBan, TOTVS. 

 

O 3º e-book será lançado em evento online de três dias com muitos debates e discussões intensas sobre economia digital. Confira:

22 de junho - 18h: COMO ESTÁ A PRONTIDÃO DIGITAL DO BRASIL?

Laércio Albuquerque /Vice-presidente da Cisco América Latina

Luis Felipe Monteiro/secretário de Governo Digital do Ministério da Economia

Nathalia Foditsch/ Especialista Sênior em Políticas e Regulação na Aliança para a Internet Acessível (A4AI), da Web Foundation  

 

23 de junho - 10h: COMO ESTAMOS DE INFRAESTRUTURA DIGITAL?

Jean Carlos Borges/ CEO/presidente da Algar Telecom

Marcelo Preto/ Gerente Executivo de Telecom na TecBan

Humberto Pontes/ Chefe da Assessoria Técnica da Anatel 

 

24 de junho- 18h: COMO ESTAMOS DE COMPETÊNCIAS PARA O DIGITAL?

Rafael Luchesi - diretor de Educação e Tecnologia da CNI, diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI.

Tânia Consentino – Presidente da Microsoft Brasil

Felipe Monteiro, Professor de Estratégia do INSEAD  

 

Veja como a coletânea do "As 100 questões mais relevantes sobre a economia que move as organizações e países" está organizada:  

E-book I - A economia digital: como e por que move o mundo e as empresas, onde estamos e aonde podemos chegar (lançado em abril de 2021) 

E-book II – Negócios e transformação digital (lançado em maio de 2021) 

E-book III – Acesso e adoção de meios digitais: estamos prontos? (lançamento em junho de 2021 

 

Outros lançamentos ao longo do ano:

E-book IV – A adequação do ecossistema regulatório e de inovação para o digital 

E-book V – O desafio da confiança e da segurança na economia digital 

E-book VI– Os pequenos negócios e o mundo digital 

E-book VII– Síntese e insights  

 

A coletânea é gratuita e fica disponível no site economiadigital@fdc.org.br

 

Sobre a Fundação Dom Cabral 

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há mais de 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2020, a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil. Somente em 2020 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades. Dessa forma, em 2020 a escola executiva lançou o FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim, concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores da base da pirâmide, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação.  

 

Fundação Dom Cabral 

FSB Comunicação 

Krishma Carreira / krishmacarreira@fsb.com.br