Notícias

Voltar

Comunidade científica participa de debate sobre a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

SBPC

Comunidade científica participa de debate sobre a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação foi o tema de uma sessão especial realizada ontem (26), na sede da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR), durante a programação da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 

Na ocasião, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou que o evento, convocado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vai nortear os debates sobre o futuro do país no setor. "Tenho certeza que a conferência fará história, apontando para o futuro, indicando o Brasil que queremos nos próximos anos”, afirmou. 

Coordenador da mesa, o diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, ressaltou a importância do evento ter sido precedido por oito debates no âmbito da programação do encontro da SBPC. Ele resumiu os principais pontos das conferências anteriores e informou sobre as etapas preparatórias já realizadas para o próximo encontro nacional. “Acho que é um momento muito importante. Foram 13 anos desde que tivemos a conferência anterior. Nós percebemos como será importante para essa próxima a oportunidade de ter uma SBPC, que dedicou oito sessões só por conta da conferência, além dessa, que é a quarta", ressaltou. 

Sobre a cronologia das conferências, o secretário-executivo do MCTI, Luis Fernandes, informou sobre o planejamento para o próximo evento. "Nós revisitamos e atualizamos os 4 eixos estratégicos para lidar com a circunstância da reconstrução do Brasil. Cada um dos eixos foi desdobrado em desafios que devem orientar os debates da 5ª conferência", lembrou.

Durante o debate, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  Luiz Davidovich, fez um relato das resoluções da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, de 2010, lembrando da ampla participação da sociedade. "Havia um grande clima de otimismo. Aquele grupo que participou da conferência incluía membros da academia, governo, indústria, movimentos sociais, sindicatos, todos participando dos paineis, das reuniões", disse. 

O ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e secretário-geral da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, informou sobre o andamento do evento. Ele lembrou que já foi realizada uma discussão com um grupo informal para debater o tema. "Convidamos para essa reunião, com a articulação do Fernando Rizzo, que é o CGEE que está dando apoio para a conferência, a presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader, o presidente da SBPC, Renato Janine, o secretário-executivo, naturalmente, mais alguma representante do ministério e os organizadores das quatro conferências anteriores, Reinaldo Guimarães, Lucia Melo e Carlos Pacheco, Carlos Aragão e Luiz Davidovich", afirmou.

 
(Com informações do MCTI)