Notícias

Voltar

Conecta-e: grande aliada da implementação do Plano de Transformação Ecológica

Energia

Conecta-e: grande aliada da implementação do Plano de Transformação Ecológica

O plano mais ambicioso do governo federal para inserir o país em um novo patamar de desenvolvimento sustentável ganha contribuição direta da Conecta-e, ferramenta criada no âmbito do Energy Big Push 2.0.

Ideia gerada no início da atual gestão federal e maturada durante a reunião da COP 28 em Dubai, no fim do ano passado, o Plano de Transformação Ecológica, em vinculação com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pretende acelerar o crescimento econômico, combater a degradação ambiental e promover a igualdade social por meio de iniciativas como a criação do mercado regulado de carbono, emissão de títulos soberanos sustentáveis, taxonomia sustentável nacional e reformulação do Fundo Clima.

E onde a Conecta-e entra nesse processo? Ela é uma plataforma que visa conectar provedores e demandantes de soluções energéticas sustentáveis, numa sinergia para impulsionar a inovação em prol da transição energética no Brasil. Como ela funciona? A ideia é fomentar parcerias e com isso contribuir para acelerar a inovação no setor energético do país, por intermédio de um ambiente digital dinâmico proporcionando conexões e oportunidades universidade-empresa.

A plataforma já conta com um protótipo navegável desenvolvido, testado e homologado para promover a conexão entre provedores e demandantes de soluções energéticas sustentáveis, e divulgar oportunidades do setor de energia. A partir deste protótipo, pretende-se evoluir para uma plataforma digital, que contribua para mais investimentos e acelere a inovação no setor energético do país através da consolidação de parcerias entre seus usuários.

Dentre os seis eixos do Plano de Transformação Ecológica, o de transição energética está diretamente relacionado à proposta da Conecta-e. No entanto, o aspecto transversal do setor de energia faz com que a plataforma esteja alinhada com todos os seis eixos, fortalecendo ações que envolvem finanças sustentáveis, economia circular, adensamento tecnológico do setor produtivo, bioeconomia, infraestrutura e adaptação às mudanças do clima.

O momento torna-se ainda mais oportuno já que estamos em uma fase de reformulação do Fundo Clima para financiar atividades relacionadas à inovação tecnológica e sustentabilidade. Nesse contexto, a Conecta-e se destaca como uma ferramenta habilitadora da inovação, potencialmente contribuindo para o financiamento de projetos sustentáveis. Além disso, a ferramenta dialoga diretamente com direções dos Programas Estruturantes e Mobilizadores do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), e com a proposta governamental de fomentar as parcerias público-privadas em iniciativas voltadas para a aceleração do crescimento e inclusão social.

Ao conectar universidades, empresas, investidores e setor público, a Conecta-e torna-se uma peça-chave na concretização dos objetivos do PAC, transformando o país em um líder mundial na busca por soluções energéticas sustentáveis. A integração de iniciativas como essa é essencial para construir um novo modelo de país em sintonia com a emergência climática e as demandas de um mundo em constante transformação.

Fernando Rizzo – Diretor-presidente do Centro de Gestão de Estudos Energéticos (CGEE)

Fonte: JOTA