Notícias

Voltar

Projeto busca mapear redes de fibras ópticas

Internet

Projeto busca mapear redes de fibras ópticas

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) deu início ao projeto “Mapa de rotas de backbones nacionais de fibra óptica e de presença de serviços de acesso à internet”. A iniciativa tem como objetivos reunir informações sobre a infraestrutura de comunicações em banda larga no Brasil, em especial, por meio de fibras ópticas, e identificar quais localidades nos municípios brasileiros já possuem serviços de acesso à internet. Para o desenvolvimento da proposta, o MCTIC conta com a colaboração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Em dezembro de 2019, o MCTIC encaminhou às empresas que operam fibra ótica no território nacional o Ofício n.º 48250/2019/DEIDI/SETEL/MCTIC, solicitando, entre outros dados, informações sobre o tipo de construção, o direito de passagem das instalações e quais rotas estão em operação. O CGEE é responsável pelo contato posterior com essas empresas e por organizar os dados obtidos nesse processo.

Os resultados do levantamento vão oferecer subsídios para a elaboração de políticas públicas relacionadas à disponibilização da internet no País. As informações geradas por meio do mapeamento serão submetidas à Secretaria de Telecomunicações do ministério. Com o projeto, o MCTIC pretende direcionar, de forma mais adequada, as políticas públicas para a ampliação da infraestrutura de banda larga por fibra óptica nos municípios brasileiros, além daquelas voltadas à massificação do acesso à banda larga.

Para que os objetivos relacionados à construção de políticas públicas no âmbito dessa iniciativa sejam alcançados, as informações devem ser enviadas até o dia 20 de janeiro de 2020 para o e-mail mapafibrasopticas@cgee.org.br.