Notícias

Voltar

Conferência Livre destaca tecnologia e inovação com as mulheres do campo, da floresta e das águas

5CNCTI

Conferência Livre destaca tecnologia e inovação com as mulheres do campo, da floresta e das águas

A Conferência Livre "Tecnologia e Inovação com as mulheres do campo, da floresta e das águas", realizada recentemente com a Coordenação da Secretaria de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), no Rio de Janeiro (RJ), proporcionou um espaço fundamental para a voz e participação das mulheres do campo, da floresta e das águas em discussões sobre ciência, tecnologia e inovação. O evento, que contou com a presença de representantes de diversos movimentos sociais, teve como objetivo principal promover a integração entre políticas culturais, sociais e ambientais, reconhecendo a importância da união entre os diferentes segmentos da sociedade.

Dona Nice, representante das Margaridas do Maranhão, destacou a solidariedade entre as mulheres e a necessidade de políticas que considerem os aspectos culturais, sociais e ambientais de forma integrada. A avaliação da Marcha das Margaridas em um ambiente universitário foi ressaltada como um avanço significativo para a discussão da ciência nos territórios.

A representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Denise Carvalho, abordou, em sua fala de abertura, sobre a importância desse momento em que há união do saber científico com o saber tradicional. Afirmou ainda que o debate é fundamental para pensar como a ciência e a tecnologia estão sendo colocadas a serviço do povo.

A conferência serviu como uma plataforma para avaliar as demandas das Margaridas em relação à ciência e tecnologia, com a expectativa de promover mais justiça social e democracia em todas as áreas. A soberania tecnológica a partir dos territórios foi apontada como uma prioridade, destacando a importância de políticas que fortaleçam a autonomia das comunidades locais.

No ano passado, durante a Marcha das Margaridas, um programa foi feito com base nas questões apresentadas. Esse documento de resposta, agora em processo de avaliação, teve a coordenação de Denise Carvalho. Neste momento, está sendo criada a fase de diálogo entre movimento social e governo, pensando na acepção do que tem sido feito a partir do programa.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, encerrou a Conferência do Desenvolvimento Social, que ocorria simultaneamente, recebendo das Margaridas a bandeira como um ato simbólico de participação social e reconhecimento da importância da inclusão das mulheres do campo, da floresta e das águas no debate científico.

A riqueza da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI) foi ressaltada como um espaço importante para promover o diálogo e a troca de experiências entre diferentes atores da sociedade.

Há planos para uma segunda fase da conferência, visando detalhar ainda mais as pautas e demandas das mulheres do campo, da floresta e das águas em relação à ciência, tecnologia e inovação.

A conferência livre representou um passo importante na promoção da inclusão das mulheres do campo, da floresta e das águas nos debates sobre ciência, tecnologia e inovação, reafirmando o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.