Notícias

Voltar

Confira as ações realizadas pelo projeto Energy Big Push 2.0 em 2022

EBP 2.0

Confira as ações realizadas pelo projeto Energy Big Push 2.0 em 2022

O projeto Energy Big Push 2.0 visa promover mais e melhores investimentos em energia sustentável no Brasil, com foco em inovação, por meio do fornecimento de informação estratégica e conhecimento em ciência, tecnologia e inovação. A iniciativa é executada pelo CGEE em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além de contar com assistência técnica da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (Cepal) e da GIZ, e com o apoio do Programa Euroclima+ da União Europeia, e dos Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Minas e Energia (MME).

Em 2022, o projeto contou com avanços significativos em seus três eixos de atuação. O eixo 1 tem como objetivo adicionar novos módulos à plataforma Inova-e, desenvolvida pelo CGEE e operada pela EPE, com dados inéditos sobre energias renováveis no Brasil. Para isso, foram contratadas consultorias especializadas para a priorização dos indicadores de inovação em energia que vão compor os novos módulos da plataforma. A partir de duas oficinas e grupos de trabalho, foi definido que o primeiro novo módulo a ser adicionado à plataforma terá como foco dados de patentes. O trabalho está sendo realizado por especialistas de dados, com o apoio da equipe de TI do CGEE.

O eixo 2 do projeto foca na construção de um protótipo de ambiente digital para promover conexão universidade-empresa, visando promover mais investimentos e acelerar a inovação no setor energético do país. Neste eixo, foram contratados especialistas em energia para desenvolver estudos relacionados a uma proposta de valor para o protótipo, além da fundamentação teórica e o benchmarking que também serão indispensáveis nesse processo. Esses estudos serviram de insumo para a realização de um ciclo de oficinas de trabalho, com convidados externos selecionados, com o objetivo de validar e aprimorar as propostas de necessidades, funcionalidades, governança e engajamento apresentadas pela consultoria.

Já o eixo 3 se baseia na articulação, comunicação e integração. Ao longo deste ano, foram realizados dois webinários: Inovação em energia no Brasil. Como medir?; e Conexão Universidade-Empresa em Energia. Como impulsionar?. Os eventos contaram com ampla participação de atores da inovação em energia e tiveram como foco a discussão de resultados preliminares do projeto. Além disso, o EBP participou de eventos internacionais: um webinar regional promovido pela Cepal para compartilhar experiências do Brasil, Chile e México no mapeamento de indicadores de inovação em energia; e um evento de divulgação da atualização dos dados de PD&D em energia da Inova-e (até 2020), o Global Clean Energy Action Forum, realizado em Pittsburgh (EUA). A equipe do EBP também se dedicou para a elaboração de uma newsletter com notícias relacionadas ao projeto, enviada mensalmente para parceiros.