Notícias

Voltar

Confira como foi a abertura do Seminário Internacional de Soluções Baseadas na Natureza

Seminário

Confira como foi a abertura do Seminário Internacional de Soluções Baseadas na Natureza

terceira edição do Seminário Internacional de Soluções Baseadas na Natureza teve início no dia 10, em Brasília (DF). O encontro reuniu autoridades e especialistas brasileiros e internacionais para discutir o tema do encontro: O desafio da água e as cidades. O evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

A mesa de abertura do seminário contou com a participação de representantes do MCTIC, do CGEE, da Delegação da União Europeia no Brasil, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Programa para o Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU).

O tema do evento é voltado para a busca de ideias que, além de solucionarem problemas e desafios urbanos (com foco na busca pela qualidade de vida), também sejam inspirados na natureza e promovam a conservação do meio ambiente e o enfrentamento às mudanças climáticas e suas consequências.

O secretário-executivo do MCTIC, Júlio Semeghini, representou o ministério na mesa de abertura do seminário e destacou a importância do trabalho que a pasta tem tido com relação ao tema águas. “O secretário de Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento, Marcelo Morales, e o ministro [da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações] Marcos Pontes estão articulando a criação de um instituto focado no oceano”, afirmou.

Para o diretor do Programa para o Meio Ambiente da ONU, Asher Lessels, o seminário ocorre em um momento oportuno. “Atualmente, enfrentamos uma emergência planetária nos aspectos do clima e da biodiversidade. Estamos vendo uma sequência de eventos climáticos estranhos que, como humanidade, nunca experimentamos antes”, disse. 

Ele destacou também que soluções baseadas na natureza oferecem benefícios ambientais, sociais e econômicos. “É importante pensar em soluções para o desenvolvimento sustentável e enfrentar as mudanças climáticas, com o objetivo de alcançar o futuro que desejamos para as futuras gerações”, acrescentou. 

O embaixador da Delegação da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez Rubio, afirmou que o mundo todo enfrenta uma ampla gama de desafios e problemas relacionados à degradação e perda de capital natural. Essas questões são acompanhadas do crescimento da população urbana mundial.

“Há uma crescente consciência de que a natureza pode ajudar a oferecer soluções viáveis, inteligentes e projetadas. Assim, SbN são entendidas como vivas, eficientes e que, simultaneamente, fornecem benefícios ambientais sociais e econômicos, além de ajudar a construir resiliência”. 

Ele ressaltou a importância econômica de trabalhar “com a natureza” e não contra ela. “Isso pode abrir caminho para uma economia mais competitiva, criar empregos e crescimento econômico, por meio da fabricação e entrega de novos serviços”, destacou.

A abertura do seminário contou com a participação do Chefe da Divisão de Meio Ambiente do MRE, Marco Tulio Cabral. Ele afirmou que é relevante a realização do encontro para buscar um consenso sobre o entendimento do que são Soluções baseadas na Natureza. “É muito importante aprofundar essa discussão para calibrar nossas ferramentas. Precisamos conhecer e focar melhor nossas ações e esse seminário é uma grande contribuição para isso”, afirmou.

O CGEE também participou da mesa de abertura do evento, representado pela diretora Regina Silverio. Ela ressaltou que a busca por Soluções baseadas na Natureza é um tema caro para as cidades, que enfrentam problemas por conta de saneamento e água. “Ouvimos muito falar em SbN, que são iniciativas que utilizam da bioeconomia e biotecnologia, por exemplo, para trazerem soluções para centros urbanos. Essa é uma preocupação de governo e do setor privado: o quanto de impacto cada ação de tecnologia e materiais causa no meio ambiente”, disse a diretora.