Notícias

Voltar

Confira o balanço das palestras do InvestMCTI durante a 19ª SNCT

InvestMCTI

Confira o balanço das palestras do InvestMCTI durante a 19ª SNCT

Ocorreu, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, durante a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), oito palestras no âmbito do projeto InvestMCTI, desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). 

De acordo com o líder do projeto pelo CGEE, Gerson Miranda, a visibilidade da SNCT permitiu que as ações do InvestMCTI ao ecossistema de inovação fossem divulgadas, que é uma das estratégias adotadas a fim de aumentar o financiamento em CT&I no Brasil.

Sete apresentações foram feitas no miniauditório da Secretaria de Estruturas Financeiras de Projetos (Sefip/MCTI) e uma no palco principal. Foram abordados seis temas relacionados à discussão de alternativas para aumentar o financiamento de projetos de CT&I. São eles: Fundos de Investimento em Participação (FIP) para CT&I; energia verde, em especial oportunidades com o hidrogênio; Títulos Verdes - Comercialização; Marco Legal das Startups (Lei Complementar 182/2021) - Atração de Investimentos; Propriedade intelectual - Produção e Comercialização; e Parques Tecnológicos - Estruturação Financeira e Sustentabilidade.

De acordo com Miranda, é essencial desenvolver os ecossistemas locais de inovação por meio da divulgação dos projetos e startups, assim como compartilhando conhecimento sobre os instrumentos financeiros e jurídicos de financiamento da inovação. “Aproveitaremos a experiência deste formato do evento para replicá-lo em outras capitais ao longo de 2023. Teremos novidades em breve”, complementa. Para assistir às transmissões, acesse o canal do YouTube do InvestMCTI, ou o perfil do LinkedIn.

Plataforma InvestMCTI

Para expandir a ciência, tecnologia e inovação no Brasil, a InvestMCTI tem o objetivo de ser um polo para agrupar e conectar investidores e os projetos de startups de ciência e tecnologia brasileiros, gerando um ambiente de negócios mais produtivo e inovador. De acordo com a plataforma, o Brasil tem grandes potencialidades como a agricultura, biodiversidade, pesquisa, energia renováveis e recursos naturais que podem alavancar o surgimento de startups atraindo investimentos internos e externos para os projetos. Confira o site aqui.