Notícias

Voltar

CGEE se destaca como espaço de observação da produção científica do Brasil e do mundo

Inovação

CGEE se destaca como espaço de observação da produção científica do Brasil e do mundo

Cumprindo a missão subsidiar processos de tomada de decisão em temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) trabalha no aperfeiçoamento das suas atividades de monitoramento e observação. Por meio de estudos e avaliações baseados em articulação com especialistas e instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), o Centro vem conquistando destaque com seus observatórios que acompanham e antecipam o desenvolvimento de temas estratégicos.
 
Uma dessas iniciativas é o Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI), que atua para a produção, atualização e divulgação de dados e análises com informações estratégicas para a gestão pública e atuação privada em CT&I. Em 2021, o OCTI divulgou dois boletins temáticos: um sobre o panorama da produção científica brasileira nos últimos cinco anos e o outro sobre os indicadores da geografia de CT&I no Brasil. Além disso, foi lançado um ambiente virtual para o observatório, que conta com uma diversidade de visualizações e representações das diversas metodologias e análises desenvolvidas pela iniciativa sobre a produção científica do Brasil e do mundo.
 
Neste ano, o OCTI continua e aperfeiçoa as suas atividades de monitoramento e observação nos dois eixos Panoramas em C&T e Indicadores de CT&I, assim como o desenvolvimento de meios e aplicações de divulgação e análise disponibilizados na Plataforma OCTI. No primeiro semestre de 2022, o OCTI realizará o lançamento do seu segundo Boletim Anual. O documento apresentará os avanços na análise e leitura de dados da produção científica brasileira e mundial e no levantamento e construção de indicadores capazes de captar as características envolvendo o processo de inovação no Brasil. Além disso, será atualizado temporalmente os dados apresentados no Boletim Anual 2020. Ao longo do ano, também será apresentado um novo Boletim Temático, com o foco de ampliar as capacidades de produção de subsídios para políticas públicas regionais na área, com novos resultados sobre o eixo de Indicadores.
 
“Com os mapeamentos e correlações identificados por meio das metodologias de observação da produção bibliográfica, é possível, por exemplo, apontar tendências e oportunidades para elaborar estratégias no ambiente científico e tecnológico do país, capazes de direcionar investimentos para o aproveitamento ou estímulo em áreas com potencial para fornecer respostas para os desafios nacionais”, destaca a líder do observatório, Adriana Badaró. 
 
Ela ressalta, ainda, que a produção de indicadores e o seu acompanhamento ao longo do tempo permite a caracterização qualificada das diferentes etapas e processos que formam as cadeias de inovação no país, além de identificar e qualificar os desafios a serem enfrentados.
 
O OCTI promove atualizações constantes em sua plataforma como forma de divulgar e disponibilizar publicamente os seus avanços em análises, metodologias e resultados.