Notícias

Voltar

Conselho de Administração do CGEE conta com novo presidente

Conselho de Administração

Conselho de Administração do CGEE conta com novo presidente

O Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicas (CGEE) está sob novo comando. O ex-presidente da instituição, Evando Mirra, foi eleito para o colegiado, no dia 27 de julho, representando a Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ele substitui Eduardo Moacyr Krieger, que esteve à frente da instância por dois mandatos.

O novo presidente do Conselho de Administração do CGEE possui graduação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialização em Management of Quality and Productivity pela George Washington University, mestrado em engenharia metalúrgica e de materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em física pela Universite de Paris XI.

Durante a reunião, os integrantes do conselho prestaram homenagem ao ex-dirigente do colegiado. O presidente do CGEE, Mariano Laplane, destaca a importância da atuação de Krieger, que também representava a ABC. “Ele soube orientar, como ninguém, essa jovem instituição e as suas contribuições ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, afirma.

No encontro, os conselheiros analisaram o Plano de Trabalho 2018-2022 da instituição. As contribuições dos integrantes da instância serão agora incorporadas ao texto. Outro item da pauta foi a aprovação da proposta da versão preliminar do 13º termo aditivo ao Contrato de Gestão do CGEE com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O documento define as ações e iniciativas a serem desenvolvidas pelo Centro até o final do ano.

“A reunião foi muito rica porque na discussão do 13º termo aditivo, foram identificadas potenciais parcerias muito valiosas para o Centro e para as instituições representadas no conselho, como a Confederação Nacional da Indústria, a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação e o Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação”, ressalta Laplane.

O presidente do CGEE relatou ainda aos conselheiros como foi a participação do Centro na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A instituição divulgou, durante o painel “Jovens na Ciência”, os resultados da avaliação que realizou sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A programação, organizada pelo CNPq, também contou com a participação da Fundação Roberto Marinho. Além disso, o CGEE lançou durante a reunião da SBPC a publicação “A ciência e tecnologia no olhar dos brasileiros: percepção pública da C&T no Brasil”. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.