Notícias

Voltar

Construção de cenários para o CNPq é tema de workshop em Brasília

Workshop

Construção de cenários para o CNPq é tema de workshop em Brasília

Colaboradores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e representantes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação se reúnem, hoje (3) e amanhã, na sede do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em Brasília (DF), para trabalhar na construção de cenários para a agência de fomento.

Essa programação integra um projeto que está sendo desenvolvido pelo CGEE, em parceria com o CNPq. O intuito da iniciativa é investigar e compreender melhor o futuro das agências de fomento à pesquisa e inovação, com o objetivo de ajudar o CNPq a se posicionar nacional e internacionalmente.

Na dinâmica de hoje, os participantes trabalharam quatro cenários globais estruturados em dois eixos de análise: governança (nacionalização x globalização) e produção de conhecimento, bens e serviços. Foram construídos, também, marcos temporais de acordo com os quatro próximos Planos Plurianuais (PPAs) para analisar a evolução de hoje até cada um desses quatro cenários e o papel do CNPq no fomento da CT&I.

Com base neste trabalho, serão definidos critérios de priorização nas sete dimensões de atuação do CNPq: inovação; internacionalização; transversalidade; interação e integração com parceiros; monitoramento e avaliação; compromisso social; e modelo de gestão.

O coordenador da dinâmica e assessor técnico do CGEE, Cristiano Cagnin, destacou, ainda, a importância do exercício realizado hoje no contexto do projeto. “Esses critérios vão ser aplicados nos cenários desenvolvidos para definir a visão normativa 2035 da agência”. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.