Notícias

Voltar

Cooperação internacional

Acordo

Cooperação internacional

No dia 23 de agosto, em Marselha na França, foi assinado o acordo de cooperação técnico-científico entre o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) da França. O objetivo do documento é realizar projetos específicos para a Rio+20. Um dos projetos é de cooperação entre o Brasil, a França e a África, especificamente na região de Sahel, que inclui, entre outros países, a Nigéria, o Níger e a Somália.

O CGEE entra na cooperação com o objetivo de continuar seus estudos sobre áreas secas no país e no mundo e também para estimular a presença de brasileiros na África. A presença da França é importante por ter mais de 800 especialistas no exterior realizando estudos sobre clima, água, solo e recursos humanos. A cooperação entre esses países já acontece desde a ICID+18, que ocorreu na cidade de Fortaleza em 2010.

Nos dias 25 e 26 de outubro, na cidade de Niamey, no Níger, acontecerá um seminário no qual especialistas debaterão temas como o desenvolvimento sustentável, clima, pobreza, desenvolvimento social e outros. A partir do encontro, serão produzidos estudos sobre as regiões áridas e semiáridas, denominadas áreas secas, que posteriormente podem ser transformados em publicações.

Outro seminário sobre áreas secas acontecerá em Mendoza, na Argentina. Ele envolverá os países da América Latina em geral, com destaque para o Brasil e a Argentina, e também com a participação da IRD. Tanto o seminário nigeriano como o argentino são desdobramentos, em menor escala, da II Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18), organizada pelo CGEE, Governo do Ceará e os ministérios do Meio Ambiente e da Ciência, Tecnologia e Inovação. A ICID+18 ocorreu em Fortaleza, em agosto de 2010 e reuniu cerca de 2.300 participantes de mais de 80 países.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.