Notícias

Voltar

Copa e Jogos Olímpicos

Esporte

Copa e Jogos Olímpicos

O Ministério dos Esportes e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) deram início, ontem (27), em Brasília (DF), a um ciclo de oficinas que consolidarão o mapeamento dos legados dos grandes eventos esportivos que serão realizados no país. Na ocasião, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ressaltou a necessidade de discutir e mostrar para a sociedade os benefícios de sediar os eventos.

“Destaco a importância desse encontro para o debate em torno da herança e dos benefícios dos grandes eventos. O Ministério do Esporte, como um dos protagonistas, precisa ter um tratamento rigoroso que ajude o país e a sociedade a compreender o sentido e a dimensão do que nós estamos realizando”, afirmou.

A oficina de ontem reuniu representantes do governo do Rio de Janeiro, da prefeitura da capital fluminense, do Comitê Rio 2016 e da Autoridade Pública Olímpica. Também participaram integrantes dos ministérios da Justiça, Defesa, Saúde e Educação, e das secretarias de Aviação Civil e dos Portos.

As reuniões serão realizadas até o dia 29 e discutirão as Olimpíadas, Paraolimpíadas e a Copa do Mundo. O objetivo é consolidar o mapeamento dos legados dos jogos, diretos e indiretos, sob a perspectiva de oportunidade para alavancar o país em infraestrutura e inovações em produtos ou serviços e para assegurar benefícios duradouros para a sociedade.

Na ocasião, o presidente do CGEE, Mariano Laplane, lembrou que os grandes eventos deixam legados em várias dimensões: no campo do conhecimento científico, na infraestrutura física, nos métodos de gestão de políticas públicas e na construção de mecanismos eficientes de governança. “Desse modo, nós teremos esses eventos como catalizadores muito poderosos de desenvolvimento, com resultados evidentes para toda a sociedade”, disse.

O representante da Autoridade Olímpica, Elcione Macedo, destacou que as oficinas funcionarão como laboratórios para que o país possa atingir o objetivo de fazer uso do legado dos jogos de forma sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental. “Espero que nós possamos tirar desses encontros um marco norteador para a construção do legado”, analisou.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.