Notícias

Voltar

Crianças projetam cidade sustentável do futuro

SNCT

Crianças projetam cidade sustentável do futuro

Como será o trajeto de casa para a escola, a praia ou o trabalho no futuro? Será mais rápido ou tumultuado? Com um cenário cinza ou verde? Esse tipo de pergunta ajuda a pensar, por exemplo, em como será a mobilidade urbana para as próximas gerações. De 19 a 25 de outubro, crianças e adolescentes serão incentivados pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) a explorar o tema sustentabilidade, durante as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O Centro realizará, como parte da programação do seu stand, a oficina “Cidades sustentáveis do Futuro”, que integra projeto do Centro sobre o tema. Desde o início do ano, o CGEE desenvolve ação que visa a identificar os desafios atuais e futuros, além de possíveis soluções para esses impasses que podem impedir a garantia de cidades mais sustentáveis.

O projeto já contou com a participação de professores, gestores, universitários, artistas, entre outros representantes de segmentos da sociedade. Agora, a ideia é enxergar a temática sob a perspectiva de crianças e adolescentes. A proposta para a SNCT é conhecer e registrar a visão desse público a respeito de cada um dos 12 pilares estabelecidos como critérios na hora de analisar uma cidade sustentável: água, resíduos sólidos, mobilidade, edificações, agricultura, energia, saúde, governança, economia, segurança, educação e resiliência.

A cada dia, dois temas serão trabalhados com o público da SNCT. As crianças e os adolescentes serão incentivados por um animador e as suas ideias serão representadas por um ilustrador, em um painel de vidro. Dia após dia, a cidade será construída. A proposta é que, ao final da atividade, seja possível ter uma visão clara de como é uma cidade sustentável do futuro no imaginário infanto-juvenil.

“Os pressupostos para se imaginar o futuro provavelmente vão ser diferentes com esse público. Os limites serão mais amplos e a expectativa é ver como as crianças enxergam uma cidade sustentável. Para isso, vamos discutir perguntas que rebatam com a realidade da criança, para que elas possam extrapolar e pensar no futuro”, afirma o líder do projeto, Cristiano Cagnin.

Ele também explica que técnicas similares são muito utilizadas para subsidiar a formulação de políticas públicas municipais na Europa. Cagnin destaca a importância da participação desse público no projeto. “As crianças é que vão ser os prefeitos do futuro. Então, é fundamental saber como eles veem ou como gostariam que fossem as cidades. E o mesmo vale para um país”, ressalta.

O projeto Cidades Sustentáveis, do qual a oficina da SNCT faz parte, oferecerá subsídios para o Programa de Tecnologias para Cidades Sustentáveis do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Uma das propostas é pensar em uma agenda de governo voltada para o tema. O projeto parte de uma análise mais ampla e global e depois foca no contexto brasileiro.

O CGEE ainda deverá realizar, no âmbito do projeto, um workshop final nos dias 19 e 20 de novembro, com as considerações que farão parte de um documento a ser concluído em dezembro deste ano.

Serviço

Oficina Cidades Sustentáveis do Futuro

Quando: De 19 a 25 de outubro

Horário: Às 09h30 e 10h30

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.