Notícias

Voltar

Debates

FMC

Debates

O 7º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência acontecerá na capital federal, nos dias 21 e 22 de agosto, na Universidade de Brasília (UnB). Sob o tema "Ciência para o ambiente e Justiça Social", o evento conta com o apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e de outras instituições. Diversos especialistas discutirão a violência urbana, os principais desafios relacionados aos novos padrões de produção e consumo e a conservação de recursos naturais como o Cerrado e o Pantanal, entre outros temas.

O Fórum Mundial foi criado em 1999 e vem sendo realizado a cada dois anos em Budapeste, na Hungria. Em 2009, foi solicitado que o evento ocorresse em outras capitais do mundo que se destacassem na área de CT&I. O Brasil foi escolhido como país sede fora da Hungria com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pela atuação da Academia Brasileira de Ciências (ABC) nos últimos anos. O fórum internacional será realizado em novembro, no Rio de Janeiro (RJ).

Foram realizadas seis edições dos encontros preparatórios em diferentes capitais brasileiras: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Salvador (BA), Recife (PE) e Porto Alegre (RS). O maior objetivo era trazer o posicionamento e as recomendações da comunidade científica aos desafios globais da ciência.

Cada um dos encontros abordou quatro temas transversais, mas com uma temática específica. Com isso, foi possível ressaltar as características mais relevantes de cada região, como no caso da diversidade tropical, em Manaus (AM), e oceanos, em Salvador (BA).

Para a assessora técnica do CGEE, Adriana Badaró, os preparatórios contribuíram para a construção do evento internacional. "Há uma convergência dos temas e desafios debatidos no Brasil com aqueles eleitos como primordiais para o fórum em novembro. Isso nos dá mais certeza da riqueza que será a contribuição brasileira para esse importante debate", avalia.

Brasília traz um diferencial: será realizada uma reunião com os coordenadores de todos os encontros preparatórios para discutir os principais tópicos debatidos anteriormente e as proposições resultantes. "A expectativa em Brasília é fechar esse ciclo cobrindo mais um relevante tema, envolvendo representantes da comunidade científica local e nacional, mas também esperando uma maior participação da sociedade em geral, como estudantes e lideranças políticas", pondera.

A organização do 7º encontro conta com a participação de instituições como a UnB, Universidade Católica de Brasília (UCB), Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As inscrições estão abertas no site fmc.cgee.org.br.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.