Notícias

Voltar

Debates

Parcerias Estratégicas

Debates

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participa dos debates da Reunião de Ministros da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), que teve início ontem (16) e vai até amanhã (18), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro (RJ).

No encontro, representantes de pastas nacionais de ciência, tecnologia e inovação discutem estratégias conjuntas. Com o tema “Inovação e transformação estrutural: estratégias para um desenvolvimento regional inclusivo”, o evento reúne a secretária executiva da Comissão, Alicia Bárcena, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, o presidente do CGEE, Mariano Laplane, o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis, e dirigentes das pastas argentina, chilena, cubana, dominicana, equatoriana, mexicana, peruana, salvadorenha, uruguaia, dentre outros.

Os debates abordam política industrial e ciência, tecnologia e inovação como fatores de desenvolvimento, além de buscar espaços para mais cooperação regional. Devem ser discutidos temas como inclusão social - telemedicina e tecnologia assistiva, sustentabilidade ambiental - resíduos eletrônicos e energias renováveis, indústria de protótipos com impressão 3D e uma Conferência da Cepal sobre tecnologias da informação e comunicação (TICs).

A reunião tem o apoio do MCTI; do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina; do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México; do CGEE; e da agência alemã GIZ, vinculada ao Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento.

Na ocasião, o CGEE deverá apresentar oportunidades de parcerias estratégicas de ciência e tecnologia mapeadas junto com a Cepal. “Nós identificamos oportunidades potenciais de parcerias e desenhamos os perfis de projetos de cooperação para que os governos possam avaliar”, afirma o presidente do CGEE, Mariano Laplane.

O trabalho que o CGEE desenvolve é no âmbito de um acordo de cooperação assinado com a Cepal no ano passado. O termo prevê o apoio para alcançar uma maior integração regional no campo da ciência, tecnologia e inovação, por meio de reuniões e a elaboração conjunta de projetos entre os países.

América do Sul

Na tarde do dia 18, a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) realiza uma reunião extraordinária de ministros e altas autoridades do seu Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cosucti, na sigla em espanhol). O encontro é coordenado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Peru (Concytec), já que o país andino ocupa a presidência pro tempore da União.

Os debates da Reunião de Ministros da Cepal podem ser acompanhados em tempo real neste link.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.